Cofina não desiste e anuncia operação para comprar 100% da dona da TVI

Depois do negócio falhado por cerca de 3 milhões de euros, a dona do Correio da Manhã voltou à carga e avançou com uma OPA a 100% ao grupo Media Capital.

12 Ago 2020 | 19:51
-A +A

Nova tentativa para a Cofina! O grupo editorial que detém meios como o Correio da Manhã e a CMTV anunciou, esta quarta-feira, num comunicado enviado à CMVM, que lançou uma OPA sobre 100% do grupo Media Capital, que detém a TVI.

O grupo liderado por Paulo Fernando oferece agora 0,415 euros/por ação, «o que corresponde a um valor total máximo da Oferta de 35.072.969,70 (trinta e cinco milhões, setenta e dois mil, novecentos e sessenta e nove euros e setenta cêntimos)». Um negócio, portanto, que avalia a Media Capital em 130 milhões de euros.

Uma oferta drasticamente inferior ao praticado na operação lançada em setembro do ano passado, quando a Cofina oferecia 255 milhões de euros, com uma contrapartida de 2,1322 euros por ação. Dois meses depois, o negócio desvalorizou em aproximadamente 50 milhões de euros, tendo o grupo detentor do Correio da Manhã passado a oferecer 205 milhões de euros, com uma contrapartida de 1,5406 euros por ação. No entanto, a Cofina falhou o aumento de capital de 85 milhões de euros, por cerca de 3 milhões, a oferta caiu por terra.

Volta agora à carga, já depois de Mário Ferreira, que fazia parte do consórcio liderado por Paulo Fernandes no negócio de há menos de um ano, ter entrado para a estrutura acionista da dona da TVI. Tal aconteceu no passado mês de maio, quando o empresário da Douro Azul desembolsou 10 milhões de euros para adquirir cerca de 30% do grupo Media Capital.

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Arquivo Impala
PUB