“Comia e vomitava”: Carolina Deslandes assume luta contra distúrbio alimentar

Carolina Deslandes revelou publicamente que luta contra um distúrbio alimentar. “Tem sido o meu mais recente desafio”, confessou a cantora.

11 Mai 2021 | 21:05
-A +A

Carolina Deslandes admitiu sofrer de um distúrbio alimentar no podcast “Reset”, criado por Mariana Cabral, mais conhecida como Bumba na Fofinha. A cantora falou pela primeira vez sobre como é lidar com um transtorno que a acompanha há já algum tempo.

“Eu tenho um distúrbio alimentar”, começou por dizer. “É a primeira vez que eu digo isto publicamente. E sofro com isto, que é muito mais do que fazer dieta ou não”, defendeu a artista. 

Os primeiros sinais começaram na adolescência, por volta dos 19 anos. “Comia, metia na cabeça que aquilo não me fazia bem e vomitava. Ficava tão maldisposta que não aguentava nada no estômago. Pesava 43 ou 44 quilos”, contou Carolina Deslandes, dizendo que na altura não recorreu ao auxílio de um profissional de saúde.

Segundo a cantora, havia o medo de que tudo o que pudesse comer pudesse vir a fazer-lhe mal, mas com a participação no concurso “Ídolos”, da SIC, voltou a ganhar algum peso. Depois, a situação voltou a piorar ao ser mãe três vezes – de Santiago, de quatro anos, Benjamim, de três, e Guilherme, de dois.  “Comecei a entrar numa fase em que já era eu que queria vomitar”, confessou. 

 

“Só agora é que percebi que, provavelmente, tive uma anorexia nervosa”

 

A tomada de consciência da gravidade do problema aconteceu no primeiro confinamento imposto pelo Governo na luta contra a pandemia da COVID-19, quando a artista já se escondia para poder provocar o vómito. “Só agora é que percebi que, provavelmente, tive uma anorexia nervosa”, disse, durante a conversa. Começou a fazer terapia e esse tem sido o seu maior “desafio”. “Está sempre muita coisa a acontecer, mas isso não é desculpa (…), Claro que estou a fugir muito (…). Tem sido o meu mais recente desafio”.

Carolina Deslandes confessou que ainda se sente insegura quanto ao seu corpo e tem a perceção de que há um longo caminho a percorrer. “Há alturas em que estou mais em paz, no sentido em que é assim que estou, e acredito que tenho de melhorar, até por uma questão de saúde”, rematou.

 

O que é um distúrbio alimentar?

 

Distúrbios alimentares podem ser originados por hábitos alimentares que causam danos à saúde, como a redução extrema ou o consumo em excesso de alimentos, e são comuns na adolescência e no começo da adulta. Eles estão relacionados com uma série de consequências psicológicas, como ansiedade e pressões sociais para o chamado ‘corpo perfeito’.

 

Carolina Deslandes: “Durante três anos, tomava banho quase às escuras”

 

Nas redes sociais, Carolina Deslandes partilhou uma fotografia sensual, a 1 de novembro de 2020, em que aparece apenas com um body preto reduzido, para revelar que sabe o que é viver com vergonha da imagem.

“Demorei tanto mas tanto tempo a aceitar-me. Sempre usei t-shirts até aos joelhos, compro sempre o tamanho maior de camisolas, e ainda as puxo para baixo para ficar quase sem forma. Tinha, e tenho, muita vergonha de ter um rabo grandes, pernas grandes, e logo eu que vivo a pregar o amor próprio”, disse a cantora.

“Durante três anos, tomava banho quase às escuras e fugia do espelho a seguir. Agora, gosto de ter o meu tempo de self love. Vestir um kit e ficar a dançar, a pousar e a fazer figuras ridículas. Cada um tem o seu processo, o seu tempo. Acho que estou finalmente a encontrar o meu centro. Big booty i love you ahah”, terminou Carolina Deslandes.

 

Texto: Carolina Sousa com Ricardina Batista; Fotos: reprodução redes sociais
PUB