Como as plataformas de comparação facilitam a vida aos consumidores e às marcas

As plataformas de comparação mais conhecidas são as que se focam no preço e permitem desmantelar promoções, saldos ou liquidações falsas.

17 Set 2020 | 19:59
-A +A

A tecnologia evoluiu a uma velocidade galopante nos últimos anos e o digital deixou de ser facultativo à medida que os dispositivos móveis passaram a satisfazer as necessidades e desejos que são comuns ao ser humano. Contiguamente, as marcas adaptaram-se ao digital, adequando os planos e ações de marketing à caminhada que o consumidor faz desde que conhece produto até ao momento em que o compra.

Esse processo está dividido em três fases: a consciência de que o produto existe, a consideração relativa aos vários produtos identificados e, por fim, a decisão final. A fase da consideração é onde as marcas apostam mais fichas e as plataformas de comparação têm uma influência cada vez maior nas escolhas do consumidor.

As plataformas de comparação mais conhecidas são as que se focam no preço e permitem desmantelar promoções, saldos ou liquidações falsas. Os descontos superiores a 50% captam a atenção de qualquer consumidor com o mínimo de sentido de oportunidade, mas muitas vezes essa fatia do preço é retirada logo após um aumento feito nos dias que antecederam a campanha.

Como nenhum consumidor gosta de ser enganado, temos assistido à popularização de plataformas como o KuantoKusta, o Komparaki ou o Comparador de preços da DECO, que permitem aferir sobre a veracidade dos preços e, assim, ter bases verdadeiras para comparar as diferentes opções e escolher a melhor oferta.

Sem serem vistas como tal, as plataformas de streaming e de videoclube como a Rakuten, a HBO Portugal, a Netflix ou a iTunes Store acabam por ter também esta função de comparar as melhores ofertas entre vários tipos de entretenimento, como filmes, séries ou documentários.

Estes serviços gozam de uma grande adesão, principalmente enquanto os novos conteúdos não chegam à televisão e passam a estar disponíveis para todos. Pela comodidade que agregam, estas plataformas têm cada vez mais subscritores e a forma como o conteúdo é apresentado encerra uma importância incrível para o sucesso dos serviços. O algoritmo de plataformas como a Neflix ou a Amazon Prime Video é otimizado frequentemente com base nos dados recolhidos durante a atividade dos utilizadores.

Ainda na área do entretenimento, existem várias plataformas que fazem curadoria e comparação das funcionalidades principais dos serviços e produtos. Plataformas com a Sporty Trader ou a Johnny Bet fornecem toda a informação pertinente para escolher a melhor casa de apostas desportivas de Portugal.

No mesmo sentido, existem portais que fazem a comparação dos novos casinos disponíveis em Portugal, enunciando as vantagens de cada opção, os bónus de boas-vindas e os serviços de destaque de cada casino online. Desta forma, os apostadores e jogadores de casino podem tomar uma decisão informada acerca da plataforma onde querem jogar.

A área do turismo é outro segmento de mercado altamente dependente das plataformas de comparação de preços. No momento de reservar o bilhete de avião, os consumidores consultam plataformas como a Skyscanner, a KAYAK ou a FareCompare para obter informação sobre as várias companhias e escolher a viagem mais barata.

Se a ideia for viajar de carro, também estão disponíveis vários portais que comparam preços e serviços do setor automóvel, como a Rentalcars, a Discover Cars ou a aluguer de carrosbaratos.pt. Estes sites permitem encontrar as melhores opções de aluguer para uma determinada cidade ou data de levantamento com um par de cliques.

Se vai viajar, também precisa de um sítio para ficar. Para escolher o hotel, existem plataformas populares como a Momondo, a eDreams ou o Trivago, que agregam a comparação de diferentes tipos de alojamento, incluindo hotéis, casas e apartamentos. Aliás, estas plataformas juntam comparadores de praticamente todos os serviços necessários em viagem, fornecendo soluções cómodas aos consumidores e influenciando a fase de consideração que é tão importante para as marcas.

Com o desenvolvimento do ambiente online nos últimos anos, muitas transações passaram a ser feitas de forma virtual, o que requer atenção às práticas das plataformas com as quais se faz negócio hoje em dia. Por isso, sites que fazem comparações são essenciais atualmente para o bem-estar do consumidor e também para a divulgação das marcas.

PUB