Como está o bebé sem rosto? Mãe conta tudo em entrevista!

Em entrevista a Fátima Lopes, a mãe e a madrinha de Rodrigo revelaram como está a evoluir o caso do menino que ficou conhecido como bebé sem rosto. A criança já completou oito meses.

20 Jun 2020 | 8:10
-A +A

Rodrigo, cujo nascimento foi amplamente noticiado por ter nascido sem rosto, já completou oito meses. O caso da criança, que nasceu a 7 de outubro, sem nariz, olhos e parte do crânio, tem evoluído bem, contrariando o prognóstico inicial dos médicos, que lhe davam apenas algumas horas de vida.

O menino continua a lutar pela vida e a «dar as maiores alegrias» aos pais, Marlene e David. Esta quinta-feira, dia 18, a progenitora e a madrinha do bebé, Tânia, estiveram no programa A Tarde É Sua, apresentado por Fátima Lopes, na TVI, e falaram do estado atual do bebé.

«É um bebé como outro qualquer. Ele está bem. Até lá leva os pezinhos à boca! Ouve e reage às vozes. Quando se sente sozinho começa a tossir», começou por desvendar, realçando ainda que Rodrigo se tem adaptado bem à nova alimentação, que engloba as sopas. «É uma superação da parte dele. Os médicos ficam sem reação porque não esperavam que ele fizesse tanta coisa».

 

A reação da irmã ao ver o bebé

 

Marlene é ainda mãe de uma menina, de seis anos, fruto de uma relação anterior, e revelou a Fátima Lopes como é que ela reagiu ao ver o irmão. «Ela compreendeu bem. Primeiro viu o irmão por fotografias e explicámos que ele ia ser cego. Deu-se o exemplo de um colega que tinha na escola. Ela é muito cuidadosa com ele. Adaptou-se de imediato.»

A família tem sido fundamental nesta fase do casal. Marlene está 24 sob 24 horas com o menino e o progenitor encontra-se actualmente desempregado. «Uma coisa e certa. A Marlene tem algo que herdou e é de família. São todos muito amigos», confessou Tânia, que também tem um filho com uma doença rara.

«Tenho a certeza que o Rodrigo veio ao mundo com uma missão: De parar este senhor de fazer estas maldades. Isto, para mim é maldade pura», contou, em alusão às mal-formações que a criança tem e que não foram detetadas pelo médico que acompanhou a gravidez.

«As mal formações do Rodrigo são incompatíveis com a vida e no entanto ele está cá. Faz questão de mostrar a todos que está cá e está para durar. Dá sinais constantemente. Ele conhece todas as pessoas que estão a volta dele».

Rodrigo foi submetido a uma nova avaliação no Hospital Dona Estefânia, Lisboa. «Vai fazer uma TAC e uma ressonância para avaliar o estado atual para ver se avançam ou não para a cirurgia para drenar o líquido. Hidrocefalia (ocorre quando o fluxo de líquido cefalorraquidiano é bloqueado dentro do sistema ventricular). «Ainda não está tomada a decisão porque engloba muitos médicos», contou, garantido que esta é uma operação que acarreta muitos riscos.

Perante as afirmações da mãe, Fátima Lopes fez questão de a elogiar: «Tenho que dizer publicamente: Uma mulher tão jovem com capacidade que tem de resiliência e de dar a volta por cima é uma mãe com uma capacidade de amar incrível. Tenho de dizer isto».

Recorde-se que o obstetra do bebé de Setúbal que nasceu com malformações, Artur Carvalho, foi expulso da Ordem. Ou seja, o médico foi punido com a pena máxima prevista nos Estatutos da Ordem dos Médicos, disse à Agência Lusa fonte oficial da instituição.

 

Texto: Márcia Alves; Fotografias: D.R.

 

ATENÇÃO!

Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
  1. aceda a www.lojadasrevistas.pt
  2. escolha a sua revista
  3. clique em COMPRAR ou ASSINAR
  4. clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
  5. introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
  6. pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB
Top