Conan Osíris está de fora da Eurovisão. O representante de Portugal foi o 15.º de 17 participantes a subir ao palco da Expo Tel Aviv, em Israel, na noite desta terça-feira, dia 14 de maio, mas não conseguiu os votos suficientes para o apuramento para a derradeira fase do certame.
O intérprete e compositor de Telemóveis foi preterido por a grega Katerine Duska (Better Love), a banda da Bielorrússia ZENA (Like It), a sérvia Nevena Božović (Kruna), a cipriota Tamta (com a canção Replay), o cantor da Estónia Victor Crone (Storm), o grupo da República Checa Lake Malawi (Friend of a Friend), a australiana Kate Miller-Heidke (Zero Gravity), a banda da Islândia Hatari (Hatrið mun sigra), o artista de San Marino Serhat (Say Na Na Na) e o duo esloveno Zala Kralj & Gašper Šantl (Sebi). São estes os primeiros dez finalistas da Eurovisão.
Além de Conan Osíris, ficaram de fora da competição o grupo de Montenegro D mol (Heaven), o finlandês Darude (Look Away, com Sebastian Rejman), a banda polaca Tulia (Fire of Love (Pali się)), o húngaro Joci Pápai (Az én apám), o belga Eliot (Wake Up) e o intérprete da Geórgia Oto Nemsadze (Keep on Going).
A gala foi apresentada por Bar Refaeli, Erez Tal, Assi Azar e Lucy Ayoub, que voltam ao mesmo palco na próxima quinta-feira, dia 16 de maio, para conduzir a segunda semifinal. A derradeira fase da Eurovisão está agendada para sábado, dia 18. Ambas têm início marcado para as 20 horas.
Em Portugal, todas as etapas do evento têm transmissão televisiva assegurada pela RTP1, com comentários e narração do apresentador José Carlos Malato e do jornalista Nuno Galopim.
VEJA TAMBÉM:
Eurovisão: FALTA DE COMIDA e PREÇOS EXORBITANTES em Telavive
Eurovisão: Conan Osíris assume «PROBLEMAS» com a organização!
Eurovisão: Malato volta em grande ao lado de Galopim após ano doloroso