Concorrente de The Voice Portugal é filha de ator: «Cuidei dele. Foi muito violento»

A filha de João Maria Pinto não esconde que a sua família passou dificuldades. A concorrente fala sobre a dificuldade do pai em conseguir emprego e dos tempos em que este sofreu de depressão.

02 Nov 2019 | 13:10
-A +A

Atriz e cantora, Carolina Picoito Pinto tem uma das vozes que mais destaque irá ter em The Voice Portugal. Filha do ator João Maria Pinto, de 73 anos, cresceu rodeada de artistas, e desde cedo se deparou com as dificuldades económicas de quem vive da representação.

«Eu vivi a vida toda numa casa onde nem sempre havia uma estabilidade financeira da parte do meu pai. Às vezes fica meses sem trabalhar e fazer dinheiro, e outras vezes corre muito bem. É assim a vida de ator», desabafa à TV 7 Dias a concorrente do concurso da RTP1, acrescentando: «O meu pai viveu momentos maus e fui eu que cuidei dele. Foi muito violento para mim, que era muito nova. O meu pai já teve momentos muito maus de depressão e outro tipo de problemas de saúde [N.R.: recorde-se que o ator foi submetido a uma operação ao coração em 2012], que tive de ser eu a estar lá».

E esclarece: «A primeira vez que o meu pai se foi abaixo, eu tinha 13 anos. Sinto que isso fez com que me tornasse cerebral neste tipo de momentos. Tenho mais consciência do que pode acontecer a um ser humano se tiver instabilidade psiquiátrica ou se se acomodar de alguma maneira a alguma coisa, ou se não estiver a fazer o que gosta. O problema do artista é isto: se não estiver a fazer a sua arte, vai correr mal.»

Apesar das dificuldades, a jovem artista elogia a personalidade do pai, cujo último projeto televisivo foi em Alma e Coração, na SIC, onde deu vida a Jacinto. «O meu pai aceita que isto é assim. Não é como eu, que me revolto. A televisão está cheia de produtos e de pessoas que não são da profissão. Eu tenho muitos colegas geniais e que estão em trabalhos precários porque não têm emprego na sua área», lamentou.

 

«O João nunca entregou pizas»

 

Além de o pai ser ator, quis o destino que ela se apaixonasse por um artista. Aos 24 anos, Carolina Picoito Pinto vive um intenso romance há já três anos com João André, que se celebrizou na série juvenil da TVI Morangos com Açúcar, como Kiko, com quem irá partilhar casa a partir deste mês.

João André deu que falar em abril deste ano, depois de ter lançado o documentário digital O Resto da Tua Vida. Nesta produção relatou as dificuldades que travou quando se viu sem emprego na área da representação, assim como o que fez para sobreviver, e num dos episódios é possível ver o artista a entregar pizas.

 

 

No entanto, não foi bem isto que aconteceu: «O João nunca entregou pizas, mas trabalhou em call centers, a fazer fotocópias… O João trabalhou em empresas das 9 às 18 com trabalhos muito precários, efetivamente, entregar pizas é uma metáfora para tudo o que ele fez. Tratou-se de um reflexo daquilo por que todas as pessoas da área, que não têm trabalho, passam», justificou Carolina, reforçando que atualmente a sua cara-metade vive dias felizes.

«O João agora dá aulas. É professor de teatro e é uma coisa que ele adora fazer. Além disso tem a Bruta, a companhia de teatro, que é onde ele dedica a maior parte do seu tempo.»

 

Percorra a galeria para ver imagens do casal!

 

Na gala do passado domingo, dia 27 de outubro, Carolina deslumbrou o País com o seu poder vocal. «Para mim, que estou há muitos anos a cantar em bares, restaurantes, casamentos, batizados e essas coisas, e estou habituada a que me oiçam enquanto levantam um garfo ou uma faca, de repente estar num palco onde há muita luz, tensão e muitos olhos tem sido sobretudo uma aprendizagem», disse, revelando a razão pela qual embarcou nesta aventura: «Estou a gravar um EP de canções originais com um grupo de músicos, que se chama Maria Carolina. Se as pessoas já me conhecerem de algum lado tenho mais hipóteses de suscitar a curiosidade das pessoas.»

 

 

Para Carolina, este projeto é um investimento pessoal. «Foi totalmente financiado por mim e pelo Pedro, que é o músico irmão, e foi uma decisão nossa porque queríamos gravar o nosso próprio trabalho.»

 

Infância entre estúdios e ensaios

 

Do pai, Carolina adquiriu o gosto pela representação e da mãe a paixão pela música. «O meu pai e a minha mãe fizeram com que a minha infância fosse passada em salas de espetáculo, em ensaios, no caso do meu pai em gravações, e eu costumo dizer que não tive grande hipótese. A minha família e os meus hábitos dirigiram-me para esta área», explicou.

 

VEJA TAMBÉM:
Mini-Quim Barreiros e amiga de Dino Santiago entre os concorrentes de The Voice
The Voice Portugal: Michele é uma estrela no Brasil e já ganhou prémio internacional
Lembra-se dele em Uma Canção Para Ti? Está de volta em The Voice Portugal!

 

Texto: Telma Santos | Fotografias: Impala, Divulgação e reprodução redes sociais

 

(artigo originalmente publicado na edição nº 1702 da TV 7 Dias)

PUB
Top