Covid-19: Consumo de canais religiosos dispara e desporto cai a pique

O consumo de canais religiosos disparou durante o estado de emergência nacional. O consumo de televisão cresceu uma média de 32% na semana de 30 de março a 3 de abril.

09 Abr 2020 | 17:55
-A +A

Nas primeiras duas semanas após a declaração do estado de emergência nacional, houve mais 500 mil portugueses a ver televisão. Agora, a GFK, empresa responsável pela medição de audiências, revela dados que são, no mínimo, surpreendentes.

Na terceira semana após a decisão do governo (30 de março a 4 de abril), o consumo de televisão aumentou aumentou 32% em relação à semana homóloga do ano passado. Todos os canais subiram, com exceção dos desportivos, que sofreram uma queda vertiginosa na ordem dos 82,6%.

Com as competições desportivas canceladas, este dado não é surpreendente. Mas subida em flecha de conteúdos religiosos é. Os canais religiosos (Angelus TV , Canção Nova, Kuriakos TV) subiram 55,7% em relação à mesma semana do ano passado. Os canais de notícias portugueses também registaram uma subida elevada (52,9%), bem como os de filmes (44,9%).

Consumo de canais televisivos por temática

 

O top dos canais mais visto continua igual ao do ano passado: SIC, TVI, RTP1 e CMTV lideram a lista. No cabo, os canais que registam maiores subidas percentuais são a SIC Notícias (+67,8%), a RTP3 (+59,3%) e o Fox Movies (+56,1%). Já as maiores subidas de número de telespectadores foram registadas na SIC, RTP1, CMTV e TVI.

TOP dos canais mais vistos

 

Mais meio milhão a ver TV

O impacto das duas semanas de estado de emergência nacional refletiu-se no consumo televisivo. Em março, segundo dados da GFK, houve mais meio milhão de pessoas a ver televisão, comparativamente ao mês de fevereiro. Canais generalistas, cabo e plataformas de video on demand (videoclubes e serviços como Netflix e HBO disponíveis nas operadoras) têm mais público mas nem todos cresceram por igual.

Mais: os canais generalistas dividem agora o ‘bolo’ de telespectadores com o cabo e as plataformas de video onde demand, que registam o crescimento mais acentuado. Vamos a números. Em fevereiro, o conjunto de canais de cabo registou um número médio de 774 mil telespectadores e 37,4% de share. Esse valor subiu, em março, para uma média de 978 mil pessoas e 38,5% de share.

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: Pixabay e GFK | Dados: GFK / CAEM

 

Veja mais:
TVI fecha 2019 com queda desastrosa nas audiências. SIC ri-se e festeja liderança
Telescola está de volta! Alunos até ao 9º ano vão ter aulas através da televisão

 

ATENÇÃO!

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
  1. aceda a www.lojadasrevistas.pt
  2. escolha a sua revista
  3. clique em COMPRAR
  4. clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
  5. introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
  6. Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB