“Contado por Mulheres”: RTP aposta em 10 telefilmes realizados por mulheres portuguesas

A RTP inova e está a apostar em dez telefilmes realizados só por mulheres e portuguesas. Daniela Ruah e Maria João Luís fazem parte deste leque.

20 Mar 2021 | 8:00
-A +A

A RTP está a apostar em telefilmes realizados só por mulheres e portuguesas. A estação pública e a Ukbar Filmes contactou dez profissionais de várias gerações com uma vasta experiência na representação ou publicidade para realizar telefilmes baseados em obras literárias, que serão filmados entre abril e agosto em  10 localidades do Centro de Portugal nos  concelhos de Ovar, Oliveira do Hospital, Guarda, Alcobaça, Cantanhede, Miranda do Corvo, Covilhã, Torres Vedras, Tomar e Ferreira do Zêzere.

O projeto “Contado por Mulheres” deverá estrear-se no final deste ano e conta com as atrizes Anabela Moreira, Ana Cunha, Cristina Carvalhal, Daniela Ruah e Maria João Luís, que já têm experiência de realização, a produtora Sofia Teixeira Gomes e as realizadoras Diana Antunes, Fabiana Tavares, Laura Seixas e Rita Barbosa.

“‘Contado por Mulheres’ é uma aposta em boas histórias, dos melhores autores portugueses procurando fazer chorar, rir, sentir dramas de épocas ou ir até aos sensíveis desafios morais da atualidade. Mas, acima de tudo, entreter com personagens inspiradoras”, refere a Ukbar Filmes em comunicado.

Os dez telefilmes da RTP

O telefilme realizado por Anabela Moreira é inspirado em “Há de haver uma lei”, de Maria Archer, o de Ana Cunha, em “A traição do padre Martinho”, de Bernardo Santareno, o de Cristina Carvalhal, em “Os armários vazios”, de Maria Judite de Carvalho, o de Daniela Ruah, em “Os vivos, o morto e o peixe frito”, de Ondjaki, e do de Diana Antunes, em “O pio dos mochos”, de Soeiro Pereira Gomes.

O de Fabiana Tavares é baseado em  “Quando o diabo reza”, de Mário de Carvalho, o de Laura Seixas, em “Serpentina”, de Mário Zambujal, Maria João Luís, em “Alcateia” de Carlos Oliveira, Rita Barbosa em “Pequenos Burgueseses”, também de Carlos Oliveira e o de Sofia Teixeira Gomes em “Vizinhas”, um conto de Teolinda Gersão.

“Aqui vão ser utilizadas técnicas de produção digital, onde a perspetiva criará ambientes mais ricos e assim com mais possibilidade de serem exploráveis em grandes territórios e/ou em plataformas de ‘streaming’ internacionais”, revela a Ukbar Filmes.

Texto: Ana Lúcia Sousa
Veja também:
Ana Guedes Rodrigues contratada pela RTP:”É um desafio muito prestigiante”
É oficial: João Paulo Rodrigues ganha novo programa na RTP1. E já há data de estreia
PUB