Coronavírus: Governo decreta fecho das escolas até ao final do mês

Era uma medida desejada por muitos e que agora se vai concretizar. Para evitar possíveis contágios do novo coronavírus, o governo vai decretar o fecho dos escolas em todo o país.

12 Mar 2020 | 19:59
-A +A

Escolas, creches e ATL de todo o país vão ser fechados. O encerramento tem efeito a partir de segunda-feira e vai estender-se até ao final do mês. A notícia está a ser avançada pela SIC Notícias, que acrescenta que a medida abrange o ensino público e o privado. O executivo de António Costa deverá formalizar esta decisão nos próximos minutos.

Entretanto, soube-se que um dos primeiros casos a serem diagnosticados em Portugal com Covid-19, causado pelo novo coronavírus, está curado. A notícia foi avançada pela RTP3, que adiantou ainda que se trata de um homem que está internado no Hospital de São João, no Porto. Por sua vez, a SIC Notícias acrescentou que esta conclusão foi tida depois de o paciente ter feito dois testes, em dias intercalados, e de ambos terem dado negativo.

O canal informativo da SIC dá ainda conta de um segundo doente diagnosticado com Covid-19, hospitalizado na mesma unidade de saúde do Porto, a quem o primeiro teste também deu negativo. Falta agora que a segunda análise tenha o mesmo resultado para se verificar o segundo caso do novo coronavírus recuperado no nosso país.

O paciente em questão deverá ter alta ainda no decorrer deste dia.

Na manhã desta quinta-feira, 12 de março, a Direção-Geral de Saúde (DGS) atualizou o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal com o diagnóstico de 19 novos casos de Covid-19, elevando para 78 o número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus. Há 637 casos suspeitos, dos quais 133 aguardam resultado laboratorial. Há, agora, um novo dado a acrescentar: um caso recuperado.

 

(em atualização)

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: D.R.
PUB