Covid-19: Afinal, de quanto em quanto tempo temos de desinfetar as mãos?

Deve lavar bem as mãos ou passar gel desinfetante sempre que entre em contacto com uma superfície que poderá estar contaminada.

15 Mar 2020 | 14:41
-A +A

Com a pandemia de Covid-19, a Direção-Geral de Saúde (DGS) recomenda, como uma das mais importantes formas de combate, a lavagem frequente das mãos. A razão é simples: Este vírus «possui uma camada protetora de gordura» que o permite manter-se vivo ao ar livre e que, com a limpeza, é retirada e o mata. Como alternativa ao uso de água e sabão, é aconselhado o gel desinfetante, mas apenas os que têm álcool a mais de 60%.

Mas, afinal, de quanto em quanto tempo temos de recorrer à lavagem ou à limpeza? Na prática, sempre que tocamos em qualquer superfície, já que tanto o gel como a água e o sabão não evitam que o vírus se cole a nós – apenas o mata se lhe for retirada a tal carapaça protetora.

«Depois de lavar as mãos ou usar um gel não existe um efeito residual. É possível contaminar as mãos imediatamente a seguir», alerta Philip Tierno, professor do Centro Médico Langone da Universidade de Nova Iorque, nos EUA.

O que isto quer dizer é que devemos passar as mãos por água e ensaboá-las a seguir a entrarmos em contacto com superfícies contaminadas, como corrimões, botões de elevador ou balcões, entre muitas outras.

De acordo com a DGS, este ritual será mais do que suficiente, desde que seja realizado durante mais de 20 segundos e esfregando toda a superfície da mão.

Veja como:

O que é melhor: sabão ou gel?

Segundo Philip Tierno, «os desinfetantes para as mãos que contêm álcool são uma alternativa conveniente para a água e sabão. A ideia é que, só quando isto não for possível, se use o gel», acrescenta.

Outro detalhe a ter em conta: opte, sempre que conseguir, por sabonete líquido. É que, ao usar uma barra sólida, poderá estar a contaminá-la.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Pixabay
Veja também:
Covid-19: Ex-jogador do Benfica infetado com coronavírus
Coronavírus: 3 milhões de portugueses em casa a partir de segunda-feira!

PUB
Top