O recente aumento do números de casos de covid-19 em Portugal, bem como o aproximar do outono, fazem com que questões antigas, mas bem presentes na memória de todos, voltem a ecoar na cabeça dos portugueses. E o destaque vai para o uso de máscaras. Será que voltará a ser obrigatório?
Leia ainda: Nova variante leva a aumento de casos em Portugal
Esta dúvida ganha especial destaque depois de os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, ambos em Lisboa, terem imposto o uso de máscara de proteção individual aos profissionais de saúde e familiares juntos dos doentes internados em enfermarias. Bem como por causa da redução do número de visitas.
“Não há nenhuma razão para voltarmos ao uso generalizado da máscara”
“Temos de perceber que estamos num ambiente de normalidade social, portanto, não há nenhuma situação de alarme”, explica Artur Paiva, diretor do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências a Antimicrobianos, em declarações à Lusa. Estas palavras servem para tentar que as pessoas mantenham a calma. Sobretudo desde a imposição do uso de máscara por parte do Centro Hospitalar Lisboa Norte.
“Não há nenhuma deteção de aumento do número de casos graves ou de hospitalizações devido à Covid-19 e, portanto, não há nenhuma razão para voltarmos ao uso generalizado da máscara”, explica Artur Paiva. Que, ainda assim, recomenda contacto com máscaras em situações locais de aumento da incidência e de pessoal de especial fragilidade. De acordo com a Visão, existem mais hospitais a colocar a hipótese de avançar para o uso obrigatório de máscara.
Texto: Bruno Seruca Fotos: Karolina Grabowska/Pexels