Covid-19: tem uma pessoa infetada em casa? Saiba que precauções deve tomar

Uma pessoa que esteja infetada com Covid-19 deve ter cuidados redobrados, bem como aquela que cuidará dela. Saiba o que pode ou não fazer.

16 Mar 2020 | 15:15
COVID-19
-A +A

Para começar, deve saber que o doente por Covid-19 deve ter um quarto reservado para ele e que aqueles que não têm o vírus não devem lá entrar, uma vez que a doença «transmite-se por contacto próximo». É aí que o infetado vai passar os seus próximos dias e, como tal, são precisos comportamentos que promovam o bem-estar de todos para que tudo corra com o máximo conforto.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a preferência é que os restantes habitantes da casa se mudem para uma outra, deixando apenas um cuidador presente. E a divisão onde o paciente permanecerá deverá estar arejada: uma janela aberta, assim como a porta, é o ideal.

O paciente deverá ainda ter acesso exclusivo a uma casa de banho. Se isto não for possível, não partilhe toalhas, sabonetes, rolos de papel higiénico. O WC deve ser desinfetado, pelo menos, uma vez por dia. Já a sanita tem de ser limpa e desinfetada após cada utilização.

O cuidador e o infetado devem andar sempre de luvas e máscara para se protegerem muturamente. Após tocar numa superfície partilhada, as luvas devem ser deitadas fora e substituídas e a superfície desinfetada.

As refeição também serão em isolamento e, de preferência, com talheres e pratos descartáveis, que serão deitados fora imediatamente a serguir.

Roupas devem ser lavadas a altas temperaturas

Todo o lixo feito pelo doente deve ser colocado e fechado num saco. Este será posto num recipiente com tampa também coberto com um saco. Quanto à roupa usada pela pessoa com coronavírus, esta não deve ser sacudida: é colocada na máquina e lavada a uma temperatura entre os 60 e os 90 graus. E visitas estão fora de questão.

São 331 os casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), desta segunda-feira, 16 de março. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 86 doentes. Há ainda 374 pessoas a aguardar o resultado das análises laboratoriais e 4592 em vigilância pelas autoridades de saúde.

Registam-se ainda três pacientes recuperados.

Acompanhe toda a atualidade no Portal de Notícias Impala.
Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: DR

 

Veja mais:
Crómio dos Morangos com Açúcar ressuscita para combater coronavírus [vídeo]
Coronavírus: 3 milhões de portugueses em casa a partir de segunda-feira!
PUB