Cristiano Ronaldo tem marquise ilegal no novo apartamento de luxo

A marquise que Cristiano Ronaldo mandou construir no terraço do apartamento de luxo em Lisboa está a criar polémica. O arquiteto do prédio alega desrespeito pelo projeto original.

28 Mai 2021 | 13:50
-A +A

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez rumaram a Lisboa após o final do campeonato italiano. Na capital, o futebolista e a sua companheira aproveitaram para estrear o apartamento de luxo, o mais caro do País, e que terá custado cerca de 7,3 milhões de euros, situado junto ao parque Eduardo VII. No terraço, o madeirense mandou construir uma marquise, que aparentemente não estava no projeto inicial. A alteração não foi autorizada pelos condomínios e muito menos pela autarquia, segundo uma revista semanal. O arquiteto do prédio, José Mateus, demonstrou a sua revolta nas redes sociais e alega falta de respeito do craque.

Na penthouse, apenas estava previsto a construção de duas piscinas, uma interior e outra exterior, um ginásio, uma sauna e uma sala de cinema. A adição da estrutura metálica e em vidro, não. de acordo com a revista Sábado, Veja aqui imagens da marquise.

O fundador do gabinete de arquitetura ARX, José Mateus, recorreu à sua página do Facebook nesta quinta-feira, 27 de maio, e contestou a edificação no topo do edifício. “Comprou um apartamento no edifício Castilho 203, cuja arquitetura foi desenhada pela ARX, atelier que fundei com o meu irmão Nuno em 1991 e que baseia o seu trabalho, tal como CR7, numa dedicação extrema, níveis de exigência altíssimos, trabalho diário duríssimo”, começou por escreveu.

O autor do projeto refere ainda que há “regras” e “princípios” a cumprir “seja por quem for” e que o respeito que sentia pelo jogador internacional desapareceu. “Assistir ao desrespeito e à conspurcação de forma ignóbil do nosso trabalho, da nossa arquitetura, sem ter cumulativamente a anuência dos arquitetos, dos vizinhos e sem projeto aprovado pela CML [Câmara Municipal de Lisboa), construindo à bela ‘maneira antiga’ uma marquise no coroamento do edifício, é algo a que não vou assistir parado. Há cultura, há autorias, há regras, há respeito pelos outros e pelo trabalho dos outros, há civismo, há princípios que não admito que sejam atropelados. Seja por quem for”, continuou.

“Inúmeras vezes vibrei com a arte de CR7, emocionei-me com os seus golos extraordinários. Hoje marcou um autogolo, aquele que me ficará gravado para sempre, na minha arquitectura, e sob a forma de um profundo desprezo”, concluiu José Mateus.

Câmara Municipal de Lisboa não aprovou marquise

Uma fonte oficial da Câmara de Lisboa, em declarações à revista sábado, conta que o acréscimo da marquise no terraço do prédio não recebeu luz verde para avançar. No processo consta apenas “um pedido de autorização para umas guardas de vidro para ferro”, assegura a mesma fonte.

À SIC Notícias, na noite desta quinta-feira (27), Fernando Medina referiu que vai ser pedido uma inspeção às alterações feitas no apartamento de luxo do jogador. “Tudo será regularizado de acordo com a lei”, disse o autarca.

Cristiano Ronaldo já deu início ao estágio de preparação para o Europeu 2020, que começa no próximo dia 11 de junho.

Texto: Carolina Sousa; Fotos: Redes Sociais

Veja também:
Olha quem são eles: Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez apanhados em Lisboa

 

PUB
Top