Cristina Ferreira anuncia novidades e explica silêncio no lançamento dos “Morangos”

As novidades de “Festa É Festa”, as próximas estreias do canal e a explicação para o seu silêncio sobre “Morangos Com Açúcar”. Cristina Ferreira responde a tudo.

21 Mai 2023 | 21:30
-A +A

Acabada de chegar do Brasil, onde participou no Web Summit no Rio de Janeiro a representar a Media Capital e a TVI, Cristina Ferreira acompanhou as gravações de “Festa É Festa” que decorreram no Aquashow, no Algarve. À TV 7 Dias, a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI disse que a edição brasileira deste ano do evento sobre novas tecnologias foi diferente do que decorreu em Portugal o ano passado e que esteve com uma plateia que praticamente não a conhece.

“Tive muito público que não sabia nada de mim e que naquele momento foi pesquisar e foi perceber quem foi a portuguesa que ali estava e foi um discurso completamente diferente, porque foi em modo palestra, não foi em modo entrevista”, conta, revelando que não falou em português do Brasil mas andou lá perto. “É quase inevitável que te saia uma coisa mais cantada porque toda a gente à tua volta está a falar dessa maneira. Falei de forma mais pausada, para que eles percebam tudo o que estás a dizer, senão estás constantemente a ouvir ‘oi?’. Para além da estreia no evento do Rio de Janeiro, estreou-se nos passeios de helicóptero. “Já fui sete vezes ao Rio e nunca tinha feito. É avassalador ver o Rio do ar. Foi muito giro.”

Sem confessar se andou a tratar de levar a novela “Festa é Festa” ao Rio de Janeiro, a apresentadora de ‘O Triângulo confessa que, apesar de difícil, está nos seus planos. “Nós vamos um bocadinho ao sabor daquilo que os portugueses querem. Um dia acho que faremos o carnaval do Rio, porque sempre foi essa a nossa ambição. Não é fácil de fazer, como devem calcular, mas não é nada que nós descartemos”, adianta.

“Festa durante muito tempo”

Tal como anunciamos nesta edição da TV 7 Dias, “Festa é Festa” já está assegurado até março de 2024, mas Cristina desvenda que irá além disso. “Vamos ter ‘Festa’ durante muito tempo, não se preocupem”, assegura dizendo que, para já, o elenco vai ter uma grande pausa. “Percebemos que ao fim de dois anos era preciso haver uma pausa geral e portanto eles vão ter uma pausa de dois meses. Terminam em agosto e retomamos em outubro as novas séries.” Entretanto prepara-se a série de verão, que será mais uma vez no Algarve e que será gravada quase inteiramente no Aquashow, um parque temático de escorregas de água, que Cristina Ferreira acha muita graça, mas que pela sua condição de figura pública não é fácil frequentar. “Muito antes da televisão, já tive essa experiência e o meu filho vem com o pai que é a maneira mais fácil de poder vir” explica.

A conversa com a diretora de Ficção e Entretenimento da TVI não passou ao lado dos resultados dos últimos dois meses, nos quais a estação de Queluz de Baixo esteve quase a quebrar a hegemonia da SIC, que ganha há 51 meses. “Nós sentimos desde o primeiro minuto que estamos a chegar lá. Nós temos vindo a crescer desde o primeiro minuto e nós tínhamos uma diferença de seis pontos em relação à SIC. Nestes dois últimos dois anos, quase três, temos vindo a torná-la cada vez mais pequenina e acho que, acima de tudo, que temos dado consistência àquilo que lançámos desde que aqui chegámos”, analisa enaltecendo que há hoje uma imagem diferente do canal. “Vamos arriscando, vamos falhando algumas vezes, vamos acertando noutras. É isto que faz a televisão. Os nossos concorrentes diretos fazem exatamente a mesma coisa, falham em algumas, felizmente têm falhado mais do que nós em algumas coisas e isso deixa-me profundamente feliz, principalmente naquilo que a mim diz respeito, que é o entretenimento e a ficção”, afirma.

Casamento Marcado, com apresentação de Maria Cerqueira Gomes, estreia em breve e será um reality que não será 24 horas em direto, mas que vive da existência de pessoas que se cruzam dentro de um programa, não sendo necessariamente uma aposta direta do canal no amor. “Quase todos os formatos estão ligados ao amor. O próprio ‘Big Brother’ ou ‘O Triângulo’, onde nós sem sabermos demos este nome e aquilo que é mais forte neste formato é o próprio triângulo que se formou. E não foi propositado, portanto as relações entre as pessoas são o que os reality e os factual nos mostram e aqui não é diferente”, explica.

Em ano de aniversário, Cristina Ferreira confirma que estão várias coisas a ser preparadas, entre elas a tradicional festa de verão mas o setembro, não sendo já amanhã, já está a ser cozinhado. “Acho que vamos surpreender as pessoas”, diz enigmática sem dizer se será ou não com Cristina no ar. “Eu não saio da TVI nunca. Eu desde que voltei estou sempre em antena em vários projetos naquilo que a estação precisar que eu lá esteja e esse vai ser sempre o meu pensamento que é, quando voltei, voltei para que a estação voltasse onde nós pretendemos. Se for preciso às seis é às seis, se for preciso à meia-noite é à meia-noite e eu cá estarei desde que nós achemos que é o ideal para mim e para a estação”, resume.

Explicado afastamento de “Morangos”

Até ao momento, Cristina Ferreira tem-se mantido discreta no que aos “Morangos Com Açúcar” diz respeito, mas garante que não há nenhum caso sobre isso. “Não me manifesto, como não o faço com outros projetos. Por acaso vou ver as gravações na próxima semana. Não me manifestei, porque nós não vamos lançá-los já e quando estiveram no período de lançamento eu não estava cá e no dia do casting foi no dia antes de eu ter ‘O Triângulo’. Estavam lá os meus representantes e vamo-nos dividindo assim. O José Eduardo [Moniz] também não está aqui no Festa’, atira.

Sem garantir se estará na festa dos ‘Morangos’, que terá lugar no último concerto dos D’ZRT, no Estádio do Algarve, Cristina garante que vai estar num dos próximos concertos da banda. “O Cifrão, como eu não consegui ir aos primeiros concertos, porque foi na altura que fui para o Rio de Janeiro, diz-me: ‘qual é a tua data, quando é que tu vens?’ e eu disse, nem que seja no Algarve eu vou-te ver. Mas em princípio vou vê-los ao Porto, porque vou estar com as minhas talks no dia 20, em Guimarães e eles estão lá”, revela.

Profissional extraordinária

“Os Traidores” concorre diretamente com “O Triângulo” e Cristina Ferreira tem levado de vencida Daniela Ruah. Ainda assim, não só assume já ter visto a concorrência, como de desfaz em elogios à apresentadora e atriz. “Acho a Daniela uma extraordinária profissional. Daquilo que eu vi, quase tudo em forma de promoção, acho que ela está perfeita dentro do formato. Eu ainda não vi do princípio ao fim. A minha equipa já viu, já nos deu a entender o que é que o formato tinha, o que nós achamos que é bom e menos bom. As falhas dos outros permitem-nos a nós precaver algumas falhas da nossa parte e é desta forma que andamos todos a fazer televisão”, conta.

Texto: Luís Correia (luis.correia@impala.pt); Fotos: Arquivo Impala e Divulgação TVI
PUB