Cristina Ferreira e José Eduardo Moniz celebram liderança da TVI

Após mais de dois anos em segundo lugar, a TVI, está neste momento, a ultrapassar a SIC. Cristina Ferreira e José Eduardo Moniz mostram-se felizes.

02 Mar 2024 | 8:03
-A +A

A TVI comemorou 31 anos na passada terça-feira, dia 20 de fevereiro, mas tem ainda mais motivos para festejar. É que o canal de Queluz de Baixo era até à data de fecho desta edição, líder de audiências em fevereiro, contra a SIC que tem estado na liderança há mais de dois anos consecutivos. Cristina Ferreira, Diretora de Entretenimento e Ficção do canal, mostra-se satisfeita com os resultados e acredita que chegou o momento de, finalmente, voltar a ficar em primeiro lugar na tabela das audiências.

Leia ainda: Daniel Oliveira mostra vídeo de avião a sobrevoar a TVI

“Estamos todos reunidos, como sempre, para tentar – e ainda mais neste mês e neste ano – que as pessoas percebam que estamos todos dias a querer que estejam do outro lado. As coisas têm corrido bem no entretenimento, na ficção e cada vez mais na informação. Por isso, acho que tenha chegado a nossa hora de inverter um ciclo”, afirma de sorriso nos lábios. A também apresentadora conta ainda que está a viver “um sentimento muito similar a muitos dos meses” que passaram, exemplificando. “O entretenimento já é líder há algum tempo, muitos dos programas que implementei quando cheguei continuam no ar, como é o caso de Dois às 10, Goucha, Em Família, Big Brother e Festa É Festa”, sublinha a responsável.

Cristina Ferreira refere ainda que “está tudo dentro daquilo” que queriam criar, com a consciência do caminho que têm percorrido até aqui. “Inverter ciclos de liderança é muito difícil. Não se muda de um momento para o outro. Se o conseguirmos fazer ao fim de três anos e pouco, quatro, deixar-me-á muito orgulhosa de uma equipa extraordinária que todos os dias está lá, que nunca desiste e que é feita de várias equipas, como costumamos dizer. Fazer esta junção toda é que é o trabalho mais extraordinário do dia-a-dia”, completa.

Também José Eduardo Moniz se mostra satisfeito com as audiências que têm vindo a conquistar ao longo dos últimos meses e que se consolidaram no início deste ano. “Este está a ser um mês em que está a ser reconhecido o trabalho que a TVI vem a fazer de algum tempo a esta parte”, frisa o diretor-geral da estação, fazendo questão de dizer que olha “para os números com muito realismo e com a mesma disposição que tinha” quando foi para a TVI. “Continuar a trabalhar, porque, sem trabalho, não se vai a lado algum. E tentar ter sempre capacidade para inovar e estar um passo à frente da nossa concorrência.”

José Eduardo Moniz explica ainda que os resultados das audiências registadas “se devem a muita criatividade, a muito trabalho e a um bom espírito de equipa que se instalou dentro da TVI”. Sobre se este é o ponto de viragem da liderança, o responsável apenas diz: “Eu acredito em todos os dias, em todas as semanas, em todos os meses. Nós continuamos a trabalhar, a cada dia que passa, da mesma maneira como sempre trabalhámos. Não mudou nada.”

Seguindo a tendência, e no domingo em que a TVI celebrou os 31 anos de vida, a estação de Queluz de Baixo voltou a ser líder do dia. Fez uma média de 16,3% de share no resultado geral do dia. A SIC fixou-se nos 15,8% e a RTP1 registou 7,2%.

Estreias na primavera

O Big Brother – Desafio Final deverá terminar a meio de março, mas a TVI já está a preparar a estreia de um novo reality show. Mas esta não será a única novidade no mês em que se inicia a primavera. “Surgirão várias coisas. Vai haver um novo reality show e outras estreias… A seu tempo, falaremos delas”, adianta Moniz, ficando no ar a ideia de poderem existir outras co-produções com plataformas de streaming, tal como já acontece com Morangos com Açúcar. “Estamos a tratar disso e contamos, dentro de muito poucos dias, anunciar tudo aquilo que vamos fazer.”

José Eduardo Moniz falou ainda sobre Cláudio Ramos assumir a condução do próximo Big Brother 2024 e não Cristina Ferreira como tem acontecido nas últimas edições. “Foi um entendimento que nós tivemos há um tempo atrás de que o Cláudio tinha feito um excelente trabalho das outras vezes em que foi apresentador dos realitys e não havia razão nenhuma para nós não tirarmos partido dele. Como aliás, o Cláudio tem demonstrado de uma forma muito clara ao longo destes meses com o Big Brother – Desafio Final. Tem feito excelentes resultados”, elogia o responsável. José Eduardo Moniz desfaz ainda qualquer dúvida ou mal estar sobre o facto de a escolha não ter recaído em Cristina Ferreira. “Falamos sobre isso no final do ano passado deixámos essa porta aberta e concretizámo-la agora”, afiança. Recorde-se que a apresentadora irá assumir a condução do reality show da TVI que estreará no final do ano, Casa dos Segredos.

Texto: Ana Lúcia Sousa (ana.lucia.sousa@worldimpalanet.com) e Sofia Pinto (sofia.pinto@worldimpalant.com); 
Fotos: Carlos Mendes e Nuno Moreira, Redes sociais
PUB