Cristina Ferreira pode estar de saída da TVI

O contrato de Cristina Ferreira está a terminar. O impasse nas negociações e indefinição da TVI levam a apresentadora a poder bater com a porta a qualquer momento.

26 Ago 2023 | 15:30
-A +A

A relação de Cristina Ferreira com a TVI pode estar à beira do fim. A TV 7 Dias sabe que as negociações não estão fáceis e a diretora de Entretenimento e Ficção da estação equaciona a hipótese de sair do canal nos próximos dias. Ao contrário do que a revista TV Guia anunciou esta semana, dando como fechada a renovação de Cristina Ferreira, que passaria apenas a ser apresentadora, uma fonte garante à nossa revista que, do lado de Cristina, o único ponto de entendimento prende-se com a questão salarial. Tudo o resto está longe de ter fumo branco.

“As negociações estão num impasse e a Cristina pode bater com a porta a qualquer momento”, garante-nos uma fonte do canal. Em causa, explica-nos a mesma pessoa, está a “indefinição sobre as funções da apresentadora e sobre a própria estratégia da TVI. São estas duas questões que estão a condicionar a renovação do contrato”, refere.

Sobre a redução salarial de Cristina Ferreira no novo contrato proposto, passando a receber pouco mais de metade do que recebia, a mesma fonte reforça que “essa questão nem se coloca. O que está em cima da mesa é mesmo a questão estratégica do canal e a profissional”, refere sobre a também acionista da Media Capital.

Big Brother em risco

Entretanto, os danos colaterais do impasse negocial já se fazem sentir e o primeiro deles pode refletir-se diretamente na grelha da programação, ou seja, a duas semanas da estreia do Big Brother, o formato pode ficar sem a sua apresentadora.

A TV 7 Dias sabe ainda que Cristina Ferreira não teme afastar-se da televisão, se tiver de o fazer. Aliás, a própria já o tinha afirmado em janeiro deste ano, durante uma entrevista que deu ao programa As Três da Manhã, na Rádio Renascença.

“Eu podia deixar a televisão hoje, sem problema nenhum”

Durante a conversa a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI disse: “Eu vou mudando ao longo da minha vida e vou querendo outras coisas. Estou numa fase muito de pensar no que quero para mim e para o meu futuro, o que é que sei fazer e onde estão os meus limites.”

De seguida a apresentadora de 45 anos atirou sem rodeios: “Eu podia deixar a televisão hoje, sem problema nenhum (…) Tenho esse desprendimento, o que não me impedia depois de ter saudades de algumas coisas. Mas não tenho problema nenhum em sair”, referiu na altura. Para acabar o tema a apresentadora rematou: “No dia que quiser fazer aquilo que eu sinto, eu vou e acabou”. Sete meses depois destas declarações, Cristina pode estar agora à beira de cumprir o que disse.

Relação difícil de Cristina Ferreira com José Eduardo Moniz

Desde que regressou ao canal, depois de uma passagem pela SIC, Cristina nunca teve a vida facilitada em Queluz de Baixo. Às críticas que lhe foram feitas, pela sua saída da SIC para regressar à TVI , juntaram-se as divergências com o atual diretor-geral, José Eduardo Moniz. Apesar de nenhum dos dois ter assumido as suas diferenças, nem manifestado publicamente estarem em polos opostos em termos estratégicos do canal, foram existindo vários episódios que mostraram o distanciamento de ambos.

O caso mais flagrante foi o ataque de Manuela Moura Guedes a Cristina. Em fevereiro deste ano a ex-profissional da TVI e mulher de José Eduardo Moniz disse sobre Cristina que “não sou eu que tenho que lidar com ela, não tenho que a aturar, mas tenho vergonha, e acho que todos os jornalistas também deviam ter, quando a comparam com o meu marido, porque eles estão em patamares completamente diferentes.”

As declarações foram feitas à TV 7 Dias, durante a festa de aniversário dos 30 anos da TVI, tendo Manuela acrescentado que “houve uma altura na TVI, quando ela passou a diretora de não sei quê, que foi só para inglês ver e para que tivesse um cargo, e na SIC, foram inteligentes e fizeram a mesma coisa.” José Eduardo Moniz, de 71 anos, nunca se manifestou sobre estas e outras declarações ditas pela sua mulher e remeteu-se ao silêncio.

No final do mês passado, numa entrevista exclusiva à TV 7 Dias, Manuel Luís Goucha, um fã incondicional das qualidades dos dois responsáveis da TVI, apelava ao entendimento. Dois diretores, com idades tão diferentes, a entenderem-se seria perfeito. Gostaria que se completassem“, disse. Os próximos dias vão ser decisivos.

Texto: Ana Lúcia Sousa (ana.lucia.sousa@worldimpalanet.com)
Fotos: Instagram Cristina Ferreira
PUB