Cristina, Júlia ou Maria: Qual o significado dos nomes das mulheres mais poderosas da TV?

Fomos à procura do significado do nome de conhecidas apresentadoras de televisão em Portugal. Cristina Ferreira, Júlia Pinheiro e Maria Cerqueira Gomes são três das seis escolhidas.

20 Jul 2019 | 15:20
-A +A

São bonitas, famosas, poderosas e três das apresentadoras mais mediáticas do momento. Tânia Ribas de Oliveira, Cristina Ferreira e Maria Cerqueira Gomes captam diariamente a atenção de milhares de portugueses na RTP1, na SIC e na TVI, respetivamente. A TV 7 Dias quis saber o que significa o nome próprio de cada uma destas três grandes mulheres da televisão portuguesa. Para isso, usou como fonte o livro Um bebé, um nome, uma história, editado pela Impala Editores.

 

Cristina – Está associado a uma pessoa otimista e com uma boa capacidade de organização. A sua curiosidade inata está na origem do seu gosto pela aventura e por experiências novas. É exigente no amor e nunca perde a oportunidade de encetar novas relações. Tina é um diminutivo por vezes utilizado.

Maria – Este é, sem dúvida, um dos nomes cristãos de maior peso, sobretudo na Península Ibérica e América Latina. No nosso país surge na maior parte dos casos associado a um segundo nome de significado religioso. Maria é uma mulher que rapidamente percebe a pouca importância que têm os bens materiais, ainda que não despreze por completo a segurança e o conforto. A sua capacidade de sacrifício é patricamente inesgotável, sendo que a família é a principal beneficiada desta sua qualidade. É, por vezes, chamada de teimosa, dada a forma como defende as suas posições.

Tânia – Trata-se de uma variação diminutiva russa do nome Tatiana. À imagem de outros nomes próprios de proveniência russa, também este ganhou popularidade em Portugal após o 25 de Abril. Apesar de uma aparência algo apática e indiferente, Tânia é uma mulher plena de imaginação e energia interior. Nem sempre se consegue adaptar da melhor forma ao meio social em que se insere, facto que lhe traz bastantes crises de auto-estima. É possivelmente por isso que se sente atraída por homens corajosos e seguros de si.

 

Catarina Furtado, Júlia Pinheiro e Fátima Lopes são também nomes de enorme relevância na atual televisão portuguesa. Saiba, de seguida e de forma resumida, o que cada nome significa.

Catarina é uma mulher de emoções instáveis, consequência do modo intenso como vive os acontecimentos do quotidiano. Já Júlia poderá ser um pouco insegura, apesar de disfarçar com uma enorme capacidade de diálogo, e não gosta de críticas ao seu trabalho. A sua amabilidade é sincera e razão de fortes e duradouras amizades.

Por último, Fátima é uma excelente mãe e esposa, capaz de defender os seus contra tudo e contra todos. O nome é indicador de uma personalidade bastante voluntariosa e dotada de uma notável capacidade de sacrifício. Popularizou-se em Portugal devido à devoção a Nossa Senhora de Fátima, o maior culto religioso em Portugal.

 

VEJA TAMBÉM:
Cristina Ferreira faz viagem no tempo e recorda primórdios na TVI!
Maria Cerqueira Gomes não ganha mas agrada: «Não tenta ser ninguém»
Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes separados!

 

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais | Fotografias: Impala e reprodução redes sociais

PUB
Top