Crómio dos Morangos com Açúcar ressuscita para combater coronavírus [vídeo]

15 anos depois de a sua personagem ter ajudado a destruir um vírus que invadiu o Colégio da Barra, o ator Tiago Castro fez renascer o icónico Crómio para apelar a que as pessoas se mantenham em casa.

16 Mar 2020 | 14:30
-A +A

Há várias formas de passar uma mensagem de consciencialização e Tiago Castro pode bem ter encontrado uma das mais originais. Popular por ter dado vida a Valter Matoso, mais conhecido como Crómio, o ator ressuscitou a sua personagem de Morangos com Açúcar para, de uma forma divertida, mas lúdica, pedir às pessoas que optem pelo isolamento profilático para evitar a propagação do novo coronavírus em Portugal.

Num vídeo publicado nas redes sociais, o intérprete, atualmente com 36 anos, surge devidamente caracterizado, tal e qual como era a sua icónica personagem da série infantojuvenil da TVI. «O Crómio decidiu ficar em quarentena voluntária. Depois de 15 anos em isolamento, voltou ao mundo só para vos trazer uma mensagem importante. Partilhem a mensagem», pede Tiago Castro.

E, afinal, qual é a mensagem que Crómio pretende passar? Fazendo uma reinterpretação da conhecida Dança do Quadrado, a personagem da série da TVI faz o mesmo apelo que as autoridades portuguesas têm feito nos últimos dias: se puder ficar em casa, faça-o, a fim de evitar possíveis novos contágios de Covid-19 no nosso país.

Antes, alude a um acontecimento que marcou a história de Morangos com Açúcar naquela temporada: a propagação de um vírus no Colégio da Barra, que ele próprio ajudou a combater. «Há 15 anos, curei o vírus do Colégio da Barra. […] Hoje, passados 15 anos, depois de ter sido chamado pelo governo, preciso de fazer uma declaração para esclarecer tudo o que é preciso saber sobre este vírus. E a principal recomendação é: fiquem em casa!», implora.

Nas imagens, que reproduzimos de seguida, Tiago Castro chega mesmo a fazer referências a outras personagens da série, tais como Tojó e Fred, interpretados, respetivamente, por Diogo Valsassina e Paulo Rocha. «Não vão para a praia. O bar do Fred está fechado. Ele foi para o Brasil, já nem sequer faz sentido vocês lá irem», brinca, numa alusão ao facto de Rocha fazer vida, desde 2011, no outro lado do oceano Atlântico. E faz um último apelo: «Não comprem as máscaras todas!». É que, no caso de Crómio, por já não encontrar nenhuma à venda, a única alternativa que encontra para proteger a sua cara é socorrer-se a… umas cuecas.

Veja o vídeo!

São 331 os casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), desta segunda-feira, 16 de março. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 86 doentes. Há ainda 374 pessoas a aguardar o resultado das análises laboratoriais e 4592 em vigilância pelas autoridades de saúde. Registam-se ainda três pacientes recuperados.

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Arquivo Impala e reprodução redes sociais

 

Veja mais:
Veja como está Tiago Castro e conheça a namorada!
João Catarré recorda acidente aparatoso na altura de Pipo dos Morangos com Açúcar!

 

 

 

PUB
Top