De Agir a… FF: Festival da Canção está de volta e RTP divulga lista dos 20 autores

O Festival da Canção 2022 terá temas da autoria de Agir, Aurea, Fábia Rebordão, FF, Os Azeitonas e Syro, entre outros. Dezasseis foram convidados pela RTP e quatro escolhidos através de concurso.

04 Nov 2021 | 16:44
-A +A

O Festival da Canção já tem autores escolhidos para os 20 temas que estarão a concurso na edição do próximo ano. A lista foi divulgada, esta quinta-feira, 4 de novembro, pela RTP, a organizadora do histórico certame de música. Dela, fazem parte nomes bem conhecidos do público português.

Agir, AureaBlacci, CubitaDJ MarfoxFábia Rebordão, Fado BichaFFJoana EspadinhaKumpania AlgazarraMaro, NortonOs Azeitonas, PZSyroValas foram convidados diretamente pela RTP. Os restantes quatro – Pedro Marques, Pepperoni PassionThe Mister DriverTiago Nogueira (Os Quatro e Meia) – entram na competição através do concurso de livre submissão aberto ao público, no qual foram recebidas mais de 600 canções.

Os 20 temas que estarão em competição na edição de 2022 do Festival da Canção serão conhecidos no primeiro trimestre do próximo ano. O vencedor vai representar Portugal na edição seguinte do Festival Eurovisão da Canção.

No presente ano, “Love is on My Side”, do grupo The Black Mamba, sagrou-se vencedor do Festival da Canção. No concurso internacional, os portugueses alcançaram o 12.º lugar, com 153 pontos. O certame foi ganho pelos italianos Måneskin, com o tema “Zitti e buoni”. É no país destes que ocorrerá, portanto, a edição do próximo ano do Festival Eurovisão da Canção.

Em 65 edições, Portugal só conseguiu a vitória da Eurovisão em 2017, com Salvador Sobral e o tema “Amar Pelos Dois”, composto pela irmã, Luísa Sobral.

 

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Arquivo Impala, Divulgação RTP e reprodução redes sociais

PUB