De dia na rua e com noites animadas – assim vai ser o verão na RTP1

As manhãs e as tardes de verão da RTP1 vão ser na rua. As noites prometem muita animação. O diretor de programas levantou o véu sobre a temporada estival do canal público e novidades não faltam.

03 Jul 2019 | 14:10
-A +A

O verão já chegou à RTP1, mas novidades não vão faltar na grelha de programação do primeiro canal estatal durante a época estival. Uma delas, e que já vem sendo recorrente, é a realização de programas diurnos no exterior, em várias localidades do país. E nem a regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão ser esquecidas – aliás, o pontapé de partida, a 1 de julho, foi dado na primeira, a fim de celebrar os seus 600 anos.

«Durante dois meses, não estamos em estúdio. Os programas Praça de Alegria e A Nossa Tarde pararam e só voltam a estúdio a 16 de setembro», anunciou o diretor de programas da RTP1, José Fragoso, num encontro promovido pelo canal com os jornalistas na tarde desta terça-feira.

Vão ser mais de 60 emissões no exterior e, entre 7 Maravilhas Doces de Portugal e outras variadas iniciativas (e não o Verão Total, como em anos anteriores), vai haver uma «coerência», prometeu o responsável. «Criámos linhas de conteúdo que nos levam, durante o verão inteiro, a passar por vários momentos e cada um desses momentos está relacionado com um critério», referiu.

As emissões diurnas de 7 Maravilhas Doces de Portugal iniciaram-se, esta terça-feira, em Viana do Castelo, e vão passar pelas 20 capitais de distrito. De cada programa será apurado para as duas meias-finais, através da votação do público, um doce típico português. Estas eliminatórias, a 24 (Arcos de Valdevez) e 31 de agosto (Ferreira do Zêzere), bem como a final, a 7 de setembro (Montemor-o-Velho), têm palco no horário nobre da RTP1 e vão ser conduzidas por Catarina Furtado e José Carlos Malato.

O formato Há Volta também está assegurado. Começa a 30 de julho, em Viseu, termina a 11 de agosto, no Porto, e nele estão garantidos, além de conteúdos ligados à Volta a Portugal em Bicicleta, um apelo à «memória do ciclismo» e a presença de «convidados da terra», desvendou José Fragoso.

 

«Grande operação que movimenta muitos recursos»

 

Além destas duas iniciativas, a RTP1 vai percorrer o país com emissões especiais em aldeias históricas, castelos (resultante de um acordo com o Ministério da Defesa) e festividades populares de Portugal, como a Festa da Sardinha, em Portimão, e a Romaria em Honra de S. Bento da Porta Aberta, em Braga.

O roteiro de verão termina na segunda semana de setembro, com cinco emissões feitas a partir de regiões vinícolas: três no continente e uma em cada arquipélago.

«É uma grande operação que movimenta muitos recursos, quer humanos, quer técnicos, mas é uma operação que nos aproxima do país e cumpre os nossos eixos fundamentais: proximidade e trazer todo o país para a televisão», enalteceu Fragoso, acrescentando que estas ações têm como claro «objetivo divulgar o país».

Destacados para esta época estival estão cerca de cem profissionais, divididos em duas equipas. À frente das câmaras estarão vários nomes ligados ao entretenimento do canal, tais como Tânia Ribas de Oliveira, José Pedro Vasconcelos, Sónia Araújo, José Carlos Malato, Jorge Gabriel, Vanessa Oliveira, Joana Teles e Helder Reis. Isabel Angelino, Catarina Camacho, Tiago Góes Ferreira e Idevor Mendonça são alguns dos repórteres.

O Aqui Portugal mantém-se, não só aos sábados como «em muitos domingos», realçou o diretor de programas da RTP1. Pensadas estão igualmente mais duas emissões do programa Portugal no Mundo, feitas a partir dos Estados Unidos («em agosto, em princípio») e em Macau («em outubro ou novembro»).

 

Filomena e Palmeirim em dose dupla

 

Verão não é sinónimo de descanso para Vasco Palmeirim e Filomena Cautela. Tal como lhe contámos em primeira mão, os dois foram escolhidos pelo timoneiro da estação pública para dar a cara pela adaptação portuguesa do formato britânico I Love My Country, que no nosso país recebe o nome I Love Portugal e que se estreia a 11 de agosto – saiba tudo sobre o novo programa de domingo à noite da RTP1 clicando aqui.

Mas Vasco e Filomena não se ficam por aqui. O primeiro pode vai continuar ao comando do concurso Joker, que nesta época estival ganha dez emissões especiais com crianças como participantes, a serem exibidas às sextas-feiras. Já Cautela vai voltar a ser um dos dos rostos das emissões televisivas do festival de música Nos Alive. Com ela estarão Inês Lopes Gonçalves, Álvaro Costa e Nuno Galopim. Beatriz GostaWandson Lisboa e Vanessa Augusto assumem o papel de repórteres no recinto do evento.

O Preço Certo e Fernando Mendes também não foram esquecidos. O histórico concurso vai rumar a Barcelos para uma emissão especial feita «ao ar livre e numa zona central da cidade». Vai ser a 28 de julho.

Uma semana antes, e na sequência do fim do talent show La Banda, apresentado por Sílvia Alberto, o grupo musical eleito vencedor atua no Campo Pequeno, em Lisboa, num espetáculo no qual já está assegurada a participação de «alguns músicos consagrados nacionais». A promessa é, claro, de José Fragoso.

 

Lúcia Moniz é encalhada

 

No campo da ficção, há muitas novidades, mas a maioria só chega ao pequeno ecrã no último trimestre do ano, já o verão terminou. Mas o bom tempo traz com ele uma exceção: a comédia Solteira e Boa Rapariga.

Realizada por Vicente Alves do Ó e produzida pela Ukbar Filmes, a série é protagonizada por Lúcia Moniz, que dá vida a uma mulher na casa dos 40 à procura do homem ideal. Em cada episódio, Carla tem um encontro com um possível noivo, mas todas se revelam tentativas frustradas.

Rodrigo Santoro, Nuno Pardal, Pedro Lamares, André Nunes, José Pimentão, José Pedro Vasconcelos, Helena Isabel e Ana Bola, entre outros, compõem o elenco. A estreia está marcada ainda para este mês.

 

Saiba mais sobre as próximas séries da RTP1 na próxima edição da TV 7 Dias.

 

VEJA TAMBÉM:
Goucha não ganha na TVI mas bate recordes na RTP!
Jornalista da RTP reage a polémica sobre McCann : «Não me surpreende»
Filho de apresentadora da RTP e jornalista da SIC já nasceu!

 

Texto: Dúlio Silva | Fotografias: Impala e reprodução redes sociais

PUB
Top