O novo coronavírus tem feito estragos imensuráveis e os programas de televisão não escapam à pandemia. No Big Brother os trabalhadores a recibos verdes foram dispensados repentinamente e não calam a sua angústia.
O caso foi denunciado pela plataforma despedimentos.pt, criada pelo Bloco de Esquerda com o objetivo de realizar o «mapeamento dos abusos laborais em tempos de pandemia, fornecer instrumentos de denúncia às trabalhadoras e aos trabalhadores afetados e reunir informação relevante que permita a proteção dos empregos.»
Num texto partilhado na passada sexta-feira, 27 de março, é possível ler que «montadores, produção, loggers, operadores de câmara robotizada e outros técnicos viram os seus contratos rescindidos durante o período experimental, outros por dispensa de recibo verde e os estagiários viram os seus estágios interrompidos».
A mesma plataforma explica que «no caso dos trabalhadores a contrato, estes foram rescindidos no último dia do período experimental, sem qualquer justificação». A mesma denuncia dá conta que a maioria dos trabalhadores dispensados, trabalhava há pelo menos 5 anos na empresa, e os mais antigos são montadores e técnicos desde o primeiro programa Big Brother. Curiosamente a cláusula de período de experiência aplicou-se a estes.
Estes membros da equipa técnica receberam uma chamada da Endemol Portugal a dizer que o programa tinha sido adiado e, por isso, contavam com eles mais tarde, sem previsão da data de regresso. Mas este não foi o único formato a sofrer com esta pandemia.
Conheça os testemunhos desesperados de alguns dos membros da equipa técnica do Somos Portugal e saiba ainda quais foram as novas apostas que a TVI tinha para este ano e que ficaram suspensas. Tudo, na TV 7 Dias já em banca!
Texto: Maria Inês Gomes; Fotos: Arquivo Impala
ATENÇÃO!
Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.
Eis os passos a seguir:
- aceda a www.lojadasrevistas.pt
- escolha a sua revista
- clique em COMPRAR
- clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
- introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
- Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.