O mundo acordou em sobressalto esta quinta-feira, 24 de fevereiro, depois de o presidente russo Vladmir Putin ter autorizado uma operação militar especial no leste da Ucrânia. Foram registados bombardeamentos em várias cidades daquele país, incluindo na capital, Kiev, onde se encontra o jornalista Pedro Mourinho.
A representar a TVI e a CNN Portugal, o jornalista tem dado conta do terror que se tem vivido na capital ucraniana. Na noite desta quinta-feira, Pedro Mourinho fez um relato arrepiante do ambiente que se vivia naquela “cidade fantasma”, onde um grupo de jovens distribuia bandeiras da Ucrânia num emotivo apelo à pátria.
Veja aqui o momento arrepiante.
Nas redes sociais, Pedro Mourinho e Nuno Quá, repórter de imagem, têm recebido várias mensagens de apoio devido à coragem que têm tido. “Recebemos uma mensagem da Embaixada Portuguesa para sairmos do país. Não o vamos fazer, vamos continuar o nosso trabalho”, disse o jornalista, durante um direto da CNN Portugal.
“CNN, com Pedro Mourinho em Kiev, a arriscar a própria vida para trazerem informação atualizada. Parabéns”, “Pedro Mourinho e outros tantos enviados especiais e correspondentes são, também eles, coragem no meio do desespero”, “Pedro Mourinho em Kiev… O trabalho destes profissionais precisa de ser reconhecido. É de grande coragem estar onde está só para manter o país informado. Espero que consiga regressar o mais rápido possível e em segurança”, “Desejo-lhe tudo de bom, tão grande quanto a sua coragem, que fique em segurança”, lê-se no Twitter.
Veja tudo na nossa galeria.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Redes Sociais e Impala