Divulgada verdadeira causa de acidente de Kobe Bryant

Foi revelada a causa do acidente que levou à morte de Kobe Bryant e de uma das suas filhas, há um ano. O piloto do helicóptero é apontado como culpado.

11 Fev 2021 | 9:32
-A +A

A causa do acidente que causou a morte de Kobe Bryant e de uma das suas filhas, a 26 de janeiro de 2020, na Califórnia, foi reveladas esta terça-feira, dia 9 de fevereiro.

De acordo com o National Transportation Safety Bord (NTSB), o piloto do helicóptero que transportava a antiga estrela dos Lakers, de 41 anos, como também uma das suas filhas, Ginna, de 13 anos, e mais sete pessoas, terá sido o responsável pelo acidente.

A comissão que investiga os acidentes aéreos nos Estados Unidos considerou que o piloto, Ara Zobayan, se desorientou após uma leitura errada dos instrumentos de voo e do estado do tempo. “A velocidade excessiva com que entrou nas nuvens, o ritmo de descida muito elevado e a rotação para a esquerda eram incompatíveis com o seu nível de treino”, lê-se no relatório.

O piloto poderá ter tido uma “desorientação espacial”: “Quando um piloto percebe erradamente a altitude e velocidade do aparelho, isto chama-se ilusão somatográfica, que pode causar desorientação espacial. Quando se voa sem referências externas, o ouvido interno pode dar-nos uma falsa sensação de orientação e pode perder-se a sensação de aceleração ou inclinação.”

O piloto, que também perdeu a vida no acidente, fez uma subida até aos 1.200 metros, supostamente para sair do nevoeiro e, logo a seguir, o veículo despenhou-se. Segundo a investigação, Ara não tinha um plano B e recusou-se a aterrar num aeroporto local para esperar que o mau tempo passasse.

Além disso, o helicóptero não estaria equipado com uma caixa negra, usada para apontar as causas de um acidente.

Texto: Carolina Sousa; Fotos: Redes Socias

Leia mais em: https://www.novagente.pt/kobe-bryant-e-oficial-ja-se-sabe-qual-causa-do-acidente-que-matou-o-atleta

PUB
Top