Cancro em tempos de pandemia: Dj português com leucemia e apela à doação de medula óssea

Luís Costa, mais conhecido por DJ Magazino, está a lutar contra uma leucemia e o único tratamento possível é o transplante de medula. Apelo do dj está a comover a mobilizar.

12 Abr 2020 | 13:40
-A +A

Luís Costa, mais conhecido como Dj Magazino, tinha revelado no final do ano passado estar a lutar contra uma leucemia. Esta semana, o músico partilhou com os seus seguidores as más notícias: precisa de um transplante de medula.

«Tal como já me vinha mentalizando, a biópsia concluiu que a minha medula óssea está a produzir mas de 90% de células cancerígenas. Não me resta outra hipótese que não seja transplante de medula», explica Luís. O irmão do dj tem «25% de hipóteses» de ser compatível. «Só sei daqui a um mês e meio, dois. Se não for compatível, tenho de ver na base dados mundial se alguém é compatível para me salvar a vida», explica.

Luís Costa tem ainda de enfrentar a quimioterapia antes sequer de pensar em ser transplantado. «Tenho-me sentido melhor, sobretudo a nível mental. Tenho de recuperar a 200%, quase como nunca tive para aguentar o embate que é a quimioterapia que vou fazer durante um mês antes do transplante». O dj conta ainda que já recuperou 5 dos 15 quilos que perdeu.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by magazino (@magazino) on

O apelo à doação de medula comoveu Nuno Markl que, no seu Instagram, partilhou a história de Luís Costa e explicou aos seus seguidores como podem tornar-se doadores de medula.

 

View this post on Instagram

 

Não conheço pessoalmente o Luís, mas o @alexfx.pt fez a ponte para conhecer a dura aventura que ele está a viver. O artista conhecido como DJ @magazino tem atravessado heroicamente uma leucemia crónica e, como pode ser visto nas suas redes, não perde o entusiasmo, nem o sentido de humor. Ele está a viver esta saga pessoal no meio de outra saga que todos atravessamos, o que complica as coisas. Mas há maneiras de o ajudar, numa altura em que a mais recente biópsia revela que a sua medula óssea está a produzir uma percentagem elevada de células cancerígenas. Isto significa que a leucemia do Luís passou de crónica a aguda, precisando agora de um transplante de medula. Ser dador de medula é, na verdade, um processo simples e no site da Associação Portuguesa Contra a Leucemia está tudo explicado – http://www.apcl.pt/pt/informacoes/seja-dador-de-medula. Tem de ter entre 18 e 45 anos, peso mínimo de 50 kg, altura superior a 1,5 m, ser saudável e nunca ter recebido transfusões após 1980. O timing, em tempo de pandemia, não é o melhor. Mas, com os devidos cuidados é possível e é aquilo que o Luís precisa, agora. Alguns contactos que vos informarão sobre como e onde podem fazer isto com segurança, por estes dias: Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa – 217504100; de Coimbra – 239997174; do Porto – 225573470. Obrigado!

A post shared by Nuno Markl (@nunomarkl) on

«O artista conhecido como DJ Magazino tem atravessado heroicamente uma leucemia crónica e, como pode ser visto nas suas redes, não perde o entusiasmo, nem o sentido de humor. Ele está a viver esta saga pessoal no meio de outra saga que todos atravessamos, o que complica as coisas. Mas há maneiras de o ajudar, numa altura em que a mais recente biópsia revela que a sua medula óssea está a produzir uma percentagem elevada de células cancerígenas. Isto significa que a leucemia do Luís passou de crónica a aguda, precisando agora de um transplante de medula», escreveu Markl.

O comunicador explica então os passos para ser dados de medula, que reproduzimos aqui com os respetivos links úteis.

Quem pode ser dador?
  • Ter entre 18 e 45 anos;
  • Peso mínimo de 50kg;
  • Altura superior a 1,5m;
  • Ser saudável;
  • Nunca ter recebido transfusões após 1980
Como pode tornar-se dador?
  • É necessário apresentar o BI/cartão de cidadão quando se vai inscrever como dador;
  • Preenche-se formulário disponível nos locais de recolha móvel ou nos locais de recolha permanente entre os quais se incluem os 3 Centros de Histocompatibilidade (sff consultar as Notas da APCL sobre Locais fixos e Brigadas móveis para recolha).
  • No local de recolha, é-lhe retirada uma pequena amostra de sangue (12 ml) que posteriormente é analisada;
  • Feita a recolha de sangue, passa automaticamente a integrar a Base Nacional de Dadores de Medula Óssea (CEDACE) e a Base Mundial: BMDW, Bone Marrow Donors Worlwide;
  • Em qualquer altura poderá ser contactado pelo CEDACE para teste adicionais, caso seja compatível com algum doente que necessite de transplante, em Portugal ou no estrangeiro;
Onde pode tornar-se dador?

Consulte o site da Associação Portuguesa Contra a Leucemia para conhecer os locais fixos e as brigadas móveis

Luís Costa fez questão de reforçar que, durante o estado de emergência nacional, e enquanto as fronteiras estiverem fechadas, tanto ele como todos os doentes à espera de transplantes estão restritos às doações feitas em território nacional. «Enquanto o coronavírus estiver no ar, é impossível ter dadores de outro país, não têm maneira de chegar a Portugal, assim sendo quem precisar de transplante de medula óssea só pode contar nos próximos tempos com dadores nacionais mais uma vez».

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: redes sociais

 

Veja mais:
A lutar contra leucemia, ex de Fanny revela: «estive quase a perder uma perna»
Radialista do Ártico passa de 3 para 40 mil seguidores graças a Bruno Nogueira e Markl

 

ATENÇÃO!

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
  1. aceda a www.lojadasrevistas.pt
  2. escolha a sua revista
  3. clique em COMPRAR
  4. clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
  5. introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
  6. Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB
Top