Doente de risco: Luísa Castel-Branco infetada com COVID-19

Luísa Castel-Branco, que sofre de uma doença crónica, testou positivo à COVID-19. “O corpo nem é bom falar, sem paladar nem olfato, estou a trepar paredes!”, desabafou a escritora.

09 Jan 2022 | 15:24
-A +A

Luísa Castel-Branco está infetada com COVID-19. A notícia foi dada pela comentadora do reality show da TVI “Big Brother”, através das redes sociais, na quarta-feira, 5 de janeiro. “Bom dia com COVID-19”, escreveu a escritora na legenda de uma imagem em que mostra algumas peças feitas por ela com fios de lã.

Neste sábado, 8 de janeiro, Luísa Castel-Branco voltou às redes sociais para fazer um desabafo sobre o seu estado de saúde. “Sem puder sair de casa, mas também não me apetece. A cabeça continua com um zumbido horrível, o corpo nem é bom falar, sem paladar nem olfato, estou a trepar paredes!”, escreveu, no Instagram.

 

 

Numa outra publicação, a mãe de Inês Castel-Branco recordou a chegada da cadela Pi à família. “Bom dia! Aqui quietinha, à espera que a COVID-19 passe. Pesquisei e encontrei as primeira imagem da Pi quando chegou a nós, em abril de 2019. Um coisinha tão pequenina”, lê-se.

 

 

Doença também afastou Luísa Castel-Branco de “Passadeira Vermelha”

 

Luísa Castel-Branco, recorde-se, sofre de Hidradenite Supurativa, uma doença crónica caracterizada, segundo a CUF, “pelo aparecimento de lesões cutâneas inflamatórias superficiais ou profundas, formando nódulos dolorosos”. “Com as sucessivas crises formam-se abcessos, fístulas e úlceras com eliminação de pus, associados a cicatrizes retraídas”, avança a mesma fonte.

Foi, de resto, esta doença que já tinha obrigado a escritora a afastar-se do programa “Passadeira Vermelha”, no início da pandemia da COVID-19, por integrar um grupo de risco. Em setembro de 2020, foi confirmada pela própria, em vídeo, a sua saída definitiva do painel de comentadores do formato da SIC Caras.

“Foi um projeto de sete anos que me deu muito gozo e em que aprendi imenso. Era um universo que eu desconhecia. Antes demais, o meu agradecimento à SIC, à produção e a toda a gente que trabalha por trás das câmaras. E, claro, aos comentadores e à querida Liliana [Campos], que tanta paciência teve para nos aturar. Para mim, chegou a altura de partir, quiçá para novos desafios. É sempre importante, em dado momento da vida, abraçarmos novos sonhos”, afirmou, na altura, a mãe de Inês Castel-Branco.

Luísa Castel-Branco terminou o vídeo com um conselho de vida dedicado a “todas as pessoas da sua geração”. “Comecei a fazer televisão por acaso aos 46, tive um AVC aos 49, escrevi o meu primeiro romance ao 52, o ‘Grande Sonho da Minha Vida’, e continuo à procura de mais desafios que me mantenham viva. Não deixem nunca que digam que estamos velhos ou que somos dispensáveis”, disse.

 

 

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Arquivo Impala e reprodução redes sociais
PUB