Dom Duarde Pio manda recado aos portugueses: “Não ir votar é dizer ‘eu sou estúpido’!”

O “Dois às 10”, TVI, de sexta-feira, dia 22 de janeiro, teve como convidado Dom Duarte Pio. Assume não votar nas presidenciais, por ser apartidário, mas pede a todos os portugueses que o façam.

24 Jan 2021 | 11:10
-A +A

Os Duques de Braganças foram convidados do programa “Dois às 10”, da TVI, na sexta-feira, dia 22 de janeiro e o tema das eleições presidenciais 2021 e o direito ao voto estiveram em cima da mesa.

“Vão votar?”, questionou Cláudio Ramos a Dom Duarde Pio de Bragança e a Dona Isabel Herédia. “Eu acho que, como tenho insistido que na minha posição tinha de ser apartidário, se fosse votar é porque estava a tomar partido por um dos candidatos”, atirou Dom Duarte Pio de Bragança.

Para o parlamento também não voto”

Por esta razão, o Duque de Bragança explicou que apenas vota em dois momentos. “Eu voto nas Juntas de Freguesia e eleições locais, para o parlamento também não voto”, afirmou.

Para além disso, concorda que Marcelo Rebelo de Sousa deveria fazer o mesmo. “Eu devo ser o único português que não deve voltar, creio. O Presidente da República também não devia votar, acho que também devia ser apartidário”, frisou.

Não gosto nada quando vejo nas eleições, o Chefe de Estado, seja presidente, seja rei, a ir votar

Dom Duarte Pio de Bragança referiu, ainda, que também não acha correto o facto de Chefe de Estado votar. “Não gosto nada quando vejo nas eleições, o Chefe de Estado, seja presidente, seja rei, a ir votar. Acho errado”, esclareceu.

Em tom de conclusão, o Duque de Bragança afirmou que, o facto de não ir votar, aplica-se apenas a si e apela a todos os portugueses a irem praticar o seu direito ao voto, este domingo, dia 24 de janeiro. “Não ir votar é dizer ‘eu sou estúpido, não sou capaz, os outros que escolham por mim”, rematou.

Texto: Carolina Sousa; Fotos: Impala e reprodução TVI

PUB
Top