Venceu Cristina, mas saiu. Dona Piedade deixa Você na TV após mudanças na chefia

A personagem de Ana Saragoça transitou da novela Valor da Vida para o matutino Você na TV!, mas é agora um capítulo encerrado. A saída passou despercebida, mas a atriz conta agora tudo à TV 7 Dias.

28 Nov 2019 | 8:55
-A +A

Foi «uma saída natural e completamente pacífica», de tal forma que só agora é falada. Ana Saragoça deixou de fazer parte do leque de trunfos do Você na TV!, da TVI, para tentar derrotar O Programa da Cristina, da SIC, algo que em quase dez meses de emissão ainda não foi alcançado. A atriz participou em diversas edições da Crónica Social enquanto Dona Piedade, a personagem que deu vida na novela Valor da Vida e que fez, assim, «uma segunda carreira» no matutino do canal de Queluz de Baixo.

Para Ana Saragoça, este é já um capítulo «fechado». «Já não estou lá desde setembro. Chegou-se à conclusão de que era o fim de um ciclo e que a Piedade já não fazia mais sentido continuar a aparecer no programa», conta a atriz, em exclusivo, à TV 7 Dias, revelando que começou «por faltar ao programa devido a uma entorse». «Foi nessa altura que mudou a coordenação da equipa», recorda, referindo-se à entrada de Vanessa Barros Cruz para a coordenação do formato, ela que é jornalista de profissão e que, antes de ingressar na TVI, era produtora da Rádio Comercial, que pertence ao mesmo grupo que (ainda) tutela o canal, a Media Capital

Desde que teve este problema de saúde, do qual ainda está a recuperar, Ana Saragoça não mais voltou ao Você na TV!. Sobre a saída, confessa que «estava um bocadinho à espera». «A vida de atores é uma vida um bocadinho no arame e isto da Piedade foi uma coisa que surgiu de uma maneira tão espontânea que, todas as semanas, era bom para mim saber que voltava na semana seguinte. Mas nunca tive essa certeza», lembra.

Semana após semana, Ana Saragoça foi recebendo luz verde para regressar ao programa apresentado por Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes. E com um sorriso no rosto dada a adesão do público. «Felizmente, a Piedade caiu no goto do público. Houve dois programas em que a Piedade ultrapassou a Cristina Ferreira, coisa que eu tenho guardada. A minha coroa de glória é essa», brinca.

Se conseguiu isso, porque é que saiu? A resposta é pronta: «Isso não me compete a mim responder. Tenho uma leitura, mas gostaria de não me pronunciar sobre isso. Sou uma atriz, não sou uma comentadora social. E estou muito grata à TVI pelo convite que me fez e pelo tempo que ali passei. Agora, o que gostava mesmo era fazer ficção, porque é, de facto, a minha vocação.» Quanto a isso, «infelizmente, não há novidades».

 

 

Más audiências «não se refletiam no ambiente de trabalho»

 

Apesar de Ana Saragoça ter conquistado o público que a via, expresso nos bons resultados que ia tendo naqueles segmentos, estes não foram suficientes para ajudar o matutino da TVI a derrotar O Programa da Cristina. Contudo, garante a atriz, as baixas audiências não influenciaram o estado de espírito da equipa.

«Não era uma coisa que me passava completamente ao lado, mas não se refletiam no ambiente de trabalho nem na maneira de as pessoas lidarem umas com as outras. Não se refletiam, de todo. É possível que tenha havido fricções, mas nunca dei por isso. Sempre estive na TVI como em casa, sem problema algum», afirma.

Quanto ao desafio, este foi mais do que superado. «Foi muito curioso, porque eu sou o oposto da Piedade. Eu não sabia quem eram aquelas pessoas de quem se falavam. No dia anterior, recebia sempre o briefing. A minha grande defesa era ser a Piedade a comentar, porque se fosse eu não teria piada nenhuma», ri-se.

 

VEJA TAMBÉM:
«Deixa de fumar!» A mensagem de Goucha para Maria Rueff após atriz sofrer enfarte
Marido de Goucha volta a lançar farpas à TVI… e fala de Cristina Ferreira
Maria para Goucha: «Acho que gostaria menos de ti se fosses hétero»

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: reprodução redes sociais

PUB
Top