É oficial: Donal Trump venceu as eleições – frente a Kamala Harris – e é, novamente, o Presidente dos Estados Unidos da América. Trump subiu ao palco num resort de luxo em Palm Beach e discursou. A sua vitória foi decretada por volta das 7h30.
Eis o discurso:
“Quero agradecer a todos vocês, isso é incrível, esses são nossos amigos, temos milhares de amigos neste movimento incrível. Este foi um movimento como nunca se viu antes. E, francamente, acredito que foi o maior movimento político de todos os tempos, nunca houve algo assim neste país e talvez na Terra. E agora ele vai alcançar um novo nível de importância, pois vamos ajudar nosso país a se curar. Ajudar nosso país a se curar, temos um país que precisa de ajuda e precisa muito. Vamos consertar nossas fronteiras, vamos consertar tudo no nosso país.
Fizemos história por um motivo esta noite, e o motivo será exatamente esse. Superamos obstáculos que ninguém imaginava serem possíveis e agora está claro que alcançamos o mais incrível resultado político, olha o que aconteceu, não é loucura? Mas é uma vitória política que nosso país nunca viu antes, nada assim. Quero agradecer ao povo americano pela extraordinária honra de ser eleito o 47º presidente e também o 45º presidente. E a cada cidadão, vou lutar por si, pela sua família e pelo seu futuro. Todos os dias vou lutar por si, com cada respiração do meu corpo. Não descansarei até que tenhamos entregado a América forte, segura e próspera que nossos filhos merecem e que você merece.
Este será verdadeiramente o auge dourado da América, é isso que temos. Esta é uma vitória magnífica para o povo americano que nos permitirá fazer a América grandiosa novamente. E além de ter vencido nos estados decisivos como Carolina do Norte – amo esses lugares – Geórgia, Pensilvânia e Wisconsin, estamos agora ganhando em Michigan, Arizona, Alasca, o que nos resultaria em pelo menos 315 votos eleitorais. Mas o que quer que os canais tenham feito ou quem quer que tenha chamado, não havia outro caminho. Não havia outro caminho para a vitória.
Também vencemos o voto popular. Isso foi ótimo. Vencer o voto popular foi muito bom, posso dizer. É uma sensação maravilhosa de amor. Temos um grande sentimento de amor nesta sala muito grande, com pessoas inacreditáveis ao meu lado. Essas pessoas foram incríveis. Fizeram a jornada comigo, e vamos deixar vocês muito felizes e vamos deixar vocês muito felizes com seu voto.
Espero que um dia vocês olhem para trás e digam que este foi um dos votos mais importantes da minha vida quando votei nesse grupo de grandes pessoas, além do presidente. A América nos deu um mandato sem precedentes e poderoso. Recuperamos o controle do Senado. Uau, isso é bom! As disputas no Senado em Montana, Nevada, Texas, Ohio, Michigan, Wisconsin, o grande Estado da Pensilvânia, foram todas vencidas pelo movimento MAGA.
Eles ajudaram muito! Em todos esses casos, trabalhamos com os senadores. Eram disputas difíceis. O número de vitórias no Senado foi absolutamente incrível. Fizemos tele-rallies com cada um deles. Às vezes fazíamos dois ou três. É incrível ver essas vitórias. Ninguém esperava isso — ninguém.
Quero agradecer por isso. Vocês têm ótimos senadores e alguns ótimos novos senadores. Também parece que manteremos o controle da Câmara dos Representantes. Quero agradecer a Mike Johnson. Acho que ele está fazendo um trabalho incrível. Agradeço também à minha linda esposa, Melania, a Primeira-Dama. Ela tem o livro mais vendido do país, podem acreditar nisso? Ela tem feito um trabalho excelente. Trabalha muito para ajudar as pessoas, então quero agradecê-la.
Quero agradecer a toda a minha família. Meus filhos incríveis — e eles são filhos incríveis. Todos pensamos que nossos filhos são incríveis, mas é uma coisa boa quando você pensa assim. Don, Eric, Ivanka, Tiffany, Barron, Lara, Jarrod, Kimberly e Michael, obrigado a todos, foram uma grande ajuda.
Meu sogro Victor é incrível. Sentimos muita falta da mãe de Melania, Amalia. Ela ficaria muito feliz. Estando neste palco, ela estaria tão orgulhosa. Ela era uma grande mulher. Ela era bonita por dentro e por fora. Ela era uma grande mulher.
Quero ser o primeiro a parabenizar o nosso grande, agora posso dizer, vice-presidente eleito dos Estados Unidos, JD Vance. E sua esposa absolutamente notável e linda, Usha. Vance. Ele é um cara destemido. Ele foi para o campo inimigo, certas redes. Muita gente não gosta disso, dizendo: “Senhor, tenho que fazer isso?” Certas, como CNN, NBC. Ele é o único que fica ansioso e depois vai e os destrói. Diga algumas palavras aqui.”
Texto: Joana Dantas Rebelo Fotos: redes sociais