Drama em Quer o Destino: com anorexia, filha de Vitória é internada

Em breve, depois de saber que afinal é filha de um violador, Ana Catarina afunda-se numa depressão e começa a ter distúrbios alimentares, acabando por ser hospitalizada em estado grave.

22 Jul 2020 | 21:40
-A +A

A história de Quer o Destino, na TVI, está cada vez mais empolgante e o nosso site continua a contar-lhe os momentos mais intensos da novela. Em breve, Ana Catarina (Madalena Aragão) vai ver a sua vida virada do avesso ao descobrir que afinal é filha de Mateus (Pedro Sousa), fruto de uma violação a Vitória (Sara Barradas).

A partir daqui, a jovem entra numa depressão, isola-se e passa a ter distúrbios alimentares. Nesta fase da trama, a mãe e ela já são bastante próximas, mas Vitória não percebe de imediato o que se está a passar. O pior acontece quando a enfermeira convida a filha para correr.

A jovem aceita e quando chega ao pé da mãe diz-lhe: «Isto é… uma espécie de pedido de desculpa. Por ter sido tão chata contigo este tempo todo.» Vitória sorri, entrega-lhe uns ténis novos e começam a correr. Lucas (Filipe Vargas) observa-as feliz. Ana Catarina tenta acompanhar a mãe na corrida, mas não consegue.

«Então, não estás com pedalada?», pergunta a enfermeira. A jovem começa a ficar pálida e faz um enorme esforço para se manter em pé. Arrasta-se e Vitória, com um sorriso, olha por cima do ombro para ver onde a filha está. Ao vê-la começar a parar, detém-se e volta atrás. Ana não responde e desfalece. A enfermeira fica em pânico, mas consegue acordá-la e levá-la para a herdade.

«Sou filha de um monstro»

Pouco depois, Lucas repreende a filha adotiva por não se alimentar e ficar fraca. Preocupado, o engenheiro pergunta à namorada se é necessário levá-la ao médico e a enfermeira pede para falar a sós com a filha primeiro, antes de decidirem.

Lucas sai e Vitória explica-lhe: «Neste momento, não é a tua mãe que está a falar contigo mas a Vitória, enfermeira, que já viu muitas raparigas como tu com perturbações alimentares. Quando não nos alimentamos em condições, existem consequências. O corpo começa a reagir e nem sempre da melhor maneira… Os órgãos deixam de ter combustível para cumprirem o seu papel e falham. E isso nunca é bom, Ana. Duvido que te andes a sentir bem fisicamente…Não comes por quê? É por não gostares?».

A jovem alega que só quer estar sozinha e afirma: «Nenhum psicólogo consegue resolver o resolver o filme de terror que é a minha cabeça! Eu sou filha de um monstro.». A mãe abraça-a e promete ajudá-la a ultrapassar esta fase. De noite, Ana Catarina acorda o pai, diz-lhe que comeu muito e está mal disposta. Lucas abraça-a, só quer que ela fique bem.

No dia seguinte, a jovem esconde bolachas na gaveta, depois de comer provoca o vómito. Momentos depois, Vitória encontra-a desmaiada. Tenta reanimá-la, mas sem sucesso. Em pânico, pede ajuda a Lucas e levam-na para o hospital. Depois de ser vista pelos médicos, Ana Catarina fica internada e o seu estado é grave. Em lágrimas, os pais abraçam-se, temendo o pior.

Texto: Neuza Silva; Fotos: Divulgação TVI

 

Veja mais:
Quer o Destino: Patrícia encontra Vitória inconsciente
Quer o Destino: Catarina recebe envelope «amaldiçoado» e fica em choque
PUB