“É estranho estar a fazer uma mulher equilibrada”: Dalila Carmo sobre estreia na SIC

Aos 47 anos, e depois de duas décadas na TVI, a atriz mostra-se satisfeita por dar vida a uma mulher sem psicoses e por não ser protagonista, permitindo-lhe assim ter tempo para outros projetos.

10 Abr 2022 | 11:10
-A +A

A novela “Por Ti” marca a estreia de Dalila Carmo nas novelas da SIC, após inúmeros projetos na TVI. Na história dá vida a Mónica, uma personagem bem diferente das que costuma fazer. “É uma mulher normal. Deve ser das poucas personagens que fiz que não tem nenhuma psicose. É bizarro, é estranho estar a fazer uma mulher equilibrada. E não é tão desgastante”, confessa, em tom de brincadeira, revelando ainda sobre a sua personagem: “A Mónica tem um pico emocional que acontece numa determinada altura da história, mas que resolve com pragmatismo. É uma mulher bastante pragmática, assertiva e sem grandes oscilações, não é bipolar. Ela reage de uma forma ponderada, não há espaço para excessos. Estou a amar esta mulher.”

Afastada das novelas desde“Na Corda Bamba”, na TVI, a atriz confessa que já tinha saudades e foi “muito bem recebida na SIC.” Na novela Por Ti, Dalila Carmo não é protagonista e mostra-se bastante satisfeita. “Não fazer de protagonista é um descanso. Temos de ir para a particularidade e encontrar esse registo mais discreto, low profile,”diz. Essa realidade permite-lhe ter tempo para dedicar-se a outros projetos. “É uma estrada de escrita, de preparação, de estudo. Não me apetece ter pressa, porque esta máquina anda tão depressa que se pudermos manter um bocadinho o nosso trabalho de cariz, de sermos artesãos é importante”, revela, adiantando: “Há sempre prazos a cumprir, concursos para apresentar as ideias, estou a trabalhar com uma produtora, com o Rui Cardoso Martins, o Miguel Gonçalves Mendes na realização e tal, mas são processos de colaboração que vão demorar o seu tempo a desenvolver”, conclui.

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: DR

PUB