“E o ‘boa noite’?”: Arranque de Judite Sousa questionado na régie da CNN Portugal

Judite Sousa abriu as emissões da CNN Portugal sem um “boa noite” aos telespectadores. Esse facto foi notado por um elemento da régie do canal, como mostra um vídeo partilhado nas redes sociais.

23 Nov 2021 | 18:05
-A +A

Judite Sousa foi a jornalista responsável pela abertura da emissão da CNN Portugal. Pelas 21h00 desta segunda-feira, dia 22 de novembro, a pivô esteve aos comandos do “Jornal da CNN”.

A jornalista iniciou a emissão dizendo: “Temos uma entrevista em exclusivo com João Rendeiro. Em meu nome e em nome dos profissionais da Media Capital, damos-lhe as boas-vindas à CNN Portugal, liderada pelo jornalista Nuno Santos. Vai começar o ‘Jornal da CNN'”.

Ao contrário do habitual cumprimento dos pivôs, Judite Sousa não disse “boa noite” aos telespectadores e esse facto foi logo questionado na régie. Num conjunto vídeos partilhados na página de Instagram do canal, através da ferramenta InstaStories, ouve-se a contagem decrescente para o arranque da emissão, a introdução da pivô e, seguidamente, alguém a perguntar: “E o ‘boa noite’?”.

 

Assista ao vídeo captado nos bastidores da CNN Portugal:

 


 

Se foi uma escolha ou simplesmente um esquecimento, não ficou esclarecido. Contudo, não foi apenas este facto que deu que falar neste regresso de Judite Sousa à televisão e ao jornalismo. O cabelo da pivô fez correr muitos tweets, como pode ver aqui.

 

Entrevista a João Rendeiro marca arranque da CNN Portugal

 

Se Judite Sousa foi o primeiro rosto da CNN Portugal, Júlio Magalhães foi a cara do primeiro furo jornalístico da estação. O jornalista conduziu uma entrevista a João Rendeiro, ex-banqueiro condenado pela Justiça e em fuga desde setembro. Mantém-se em parte incerta e, segundo o canal, foi o próprio a escolher o sistema informático a partir do qual a entrevista à distância foi feita, impedindo os demais, nomeadamente o próprio canal, de descobrir em que lugar do Mundo se encontra. Os rastos de localização ficaram, assim, protegidos. “Sou um poderoso fraco”, disse Rendeiro.

Com a CNN Portugal no ar, chegou ao fim o trajeto da TVI24. Este último foi o terceiro canal noticioso a ser lançado no nosso país, depois da SIC Notícias e a RTP3 (na altura, NTV), ambas em 2001. A TVI24 arrancou as suas emissões em 26 de fevereiro de 2009. Fechou o pano, assim, ao fim de quase 13 anos.

A criação da CNN Portugal resulta de uma parceira entre o grupo Media Capital, que detém a TVI, Plural Entertainment, Rádio Comercial e Cidade FM, entre outros meios, e a CNN International Commercial (CNNIC). O canal é liderado por Nuno Santos e tem Frederico Roque de Pinho e Pedro Santos Guerreiro como diretores executivos. O primeiro fica responsável pela operação do canal de televisão e o segundo pelo meio digital.

 

Texto: Mariana de Almeida com Dúlio Silva; Fotos: Divulgação e reprodução CNN Portugal

PUB