Adeus Portugal, olá Israel! Os rumores terminaram esta quarta-feira, 20 de junho. A próxima edição da Eurovisão vai mesmo realizar-se em no Médio Oriente. A União Europeia de Radiodifusão divulgou a notícia, colocando um ponto final na especulação em torno das condições de segurança em Israel.
Leia mais: Eurovisão em Israel em risco
A delegação da RTP responsável pela organização da primeira Eurovisão lusa esteve esta quarta-feira reunida em Genebra, Suiça, com os congéneres israelitas do canal KAN para concluir a passagem de testemunho.
Em que cidade vai ser a Eurovisão 2019?
Passagem de testemunho feita, resta saber agora qual será a cidade anfitriã da Eurovisão. Com Israel novamente envolto num clima de tensão e depois dos recentes confrontos na faixa de Gaza, as dúvidas sobre as condições de segurança de cidades como Jerusalém ou Telavive continuam no ar. O presidente da câmara de Telavive já descartou a organização do certame e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Nettanyahu garantiu que a Eurovisão irá mesmo acontecer em Jerusalém.
A decisão final cabe à União Europeia de Radiodifusão que, nas próximas semanas, vai avaliar as condições das potenciais cidades anfitriãs.
Recorde: Netta Barzilai responde às críticas de Salvador Sobral
Israel venceu a Eurovisão 2018 com a música «Toy», cantada por Netta Barzilai. A 63ª edição do festival foi a primeira a realizar-se em Portugal. Um feito graças à vitória, em 2016, de Salvador Sobral, com a música «Amar pelos Dois».