“É um erro total”: Eunice Muñoz dispara críticas por falta de talento na TV

Sem se referir a um caso concreto, Eunice Muñoz lamentou os critérios usados para contratações na ficção nacional. Recentemente, a escolha da filha de Maria Cerqueira Gomes pela TVI gerou polémica.

26 Abr 2021 | 21:40
-A +A

Eunice Muñoz prepara-se para dizer adeus aos palcos ao fim de 80 anos de carreira. A consagrada atriz, de 92, deu uma entrevista a José Alberto Carvalho, transmitida no “Jornal dos 8” deste domingo, e abriu o seu coração. Numa conversa franca, a artista mostrou-se desiludida pela forma como os atores têm sido escolhidos para os projetos de ficção na televisão.

Foi no teatro, onde Eunice Muñoz atuou a maior parte da sua carreira, que encontrou “grandes talentos”. Mas, quanto ao pequeno ecrã, a veterana pensa de forma diferente. “Fico muito satisfeita quando encontro grandes talentos, que existem no teatro. Na televisão, gostaria que existissem mais, que fossem escolhidos atores que fizeram o seu curso, o superior. Verifico, às vezes, tristemente, que são escolhidos quem não tem nada disso”, revelou, na TVI. 

 

Eunice Muñoz aponta “erro total” em contratações para novelas

 

Além de discordar que os novos rostos que integram as apostas televisivas não tenham qualquer formação na área, há ainda dois aspetos que Eunice Muñoz considera serem um erro: a escolha por causa do aspeto físico e pela popularidade nas redes sociais.

“Há um facilitismo muito grande, hoje em dia, em identificar pessoas, que até podem ter algum talento para a representação, mas que têm outras características: ou porque têm muitos seguidores nas redes sociais, ou porque correspondem a um determinado padrão de beleza, como se a beleza fosse por si só um atributo talentoso. É um erro?!”, quis saber o jornalista. Eunice Muñoz respondeu afirmativamente: “É um erro total.”

 

Neta de Eunice Munoz mostrou indignação com contratação para “Festa é Festa”

 

Lídia Munoz – na mesma altura da contratação da filha de Maria Cerqueira Gomes para a nova novela da TVI, “Festa é Festa” – demonstrou um sentimento de revolta por ter formação na área e ansiar por trabalho. Algo que não impediu o canal de Queluz de Baixo de escolher Francisca Cerqueira Gomes, que não tem curso de representação.

“Estudei para ser atriz. De todos os atores e profissionais que conheci, desde miúda, no Teatro Nacional e pelos teatros por onde passou a minha avó, notei-lhe a todos uma coisa em comum: a formação profissional e académica e o orgulho que tinham nisso. Foi assim que aprendi, com eles e com a minha avó Eunice”, contestou a neta de Eunice Muñoz.

 

“Podemos entreter-nos com a fantochada em que a TVI se tornou”

 

E continuou: “Enfim, como hoje ouvi nessa grande festa do aniversário do último bastião da grande representação portuguesa e da ficção nacional que é a TVI, e dos castings também, quando esta merd* acabar, vou para um destino de sonho e pode ser que encontre uma dessas grandes atrizes, ou melhor atrozes, da ficção nacional para me dar umas aulas de performance ou mesmo estética teatral.“

E voltou a ironizar: “Ou então faço só uma publicidade a uma marca de shampoo seco de laranjas da Califórnia com propriedades místicas, como as tostas, e, pronto, sou atriz para a vida toda, como naquela música da [Carolina] Deslandes, que mesmo assim é a única que tem qualidade no meio deste disparate todo e que, aliás, não foi à festa porque, se calhar, até estava a ver a SIC, que, apesar de tudo, tem algum juízo e emprega atores de verdade”. Isto, acrescentou, “ao invés desses bonecos de plástico que mais parecem manequins da loja dos trezentos vestidos com umas bujigangas quaisquer como a telenovela nos tem habituado!”

Na opinião da jovem atriz, “podemos entreter-nos com a fantochada em que a TVI se tornou”.

 

Filha de Maria Cerqueira Gomes recebeu formação para novela da TVI

 

De assinalar que Francisca Cerqueira Gomes é modelo, não tem formação em representação e nas redes sociais conta com milhares de seguidores.

“A TVI aposta em novos talentos e tem no seu ADN a formação de novos atores e apresentadores. A Francisca terá um papel na nova novela da Plural”, defendeu a estação de Queluz de Baixo à TV 7 Dias, garantindo que a filha de Maria Cerqueira Gomes estava a receber formação pela Plural Entertainment.

 

Texto: Carolina Sousa; Fotos: Arquivo Impala e reprodução redes sociais

PUB
Top