“É uma peça muito especial”: Sofia Alves vai andar de norte a sul

A atriz prepara-se para começar a digressão pelo País com a peça “Um amor de família” e teme que a COVID 19 os obrigue novamente a parar.

12 Fev 2022 | 10:30
-A +A

Sofia Alves prepara-se para começar a digressão pelo País com a peça “Um amor de família” e teme que a COVID -19 os obrigue novamente a parar.

Entretanto, está prestes a despedir-se da vilã Carlota, na novela “A Serra”.

 

TV 7 Dias – Vai começar a digressão com a peça “Um Amor de família”… é um regresso “à estrada” há muito desejado?

Sofia Alves – Sim, já tinha saudades de fazer teatro e esta peça Um Amor de Família é uma peça muito especial, mesmo com todos os problemas que já temos tido com paragens por causa do COVID. Temos uma equipa maravilhosa de atores. Temos feito um grande sucesso em Oeiras e vamos fazer mais 10 espetáculos extras entre 9 e 20 de Fevereiro, mas arrancamos já a grande digressão nacional a 5 de fevereiro em Mirandela e depois vimos Oeiras e depois aí vamos nós e desta vez arrancamos por Montalegre no dia 26, e esperamos só parar em final do ano de 2023. Gosto muito de fazer estrada e na última produção fizemos 75 cidades, espero chegar às 100 com esta peça. Seria uma marca incrível.

Tem receio que a pandemia vos obrigue novamente a parar?

Temos sempre esse receio, a qualquer momento podemos voltar a parar. Estamos a trabalhar com uma margem grande de segurança, mas tudo pode acontecer. E todos nós no elenco já apanhámos COVID. Mas não podemos baixar os braços temos de continuar.

O Nuno Homem de Sá foi substituído pelo João de Carvalho. Notou muita diferença, têm métodos de trabalho muito diferentes?

O Nuno pediu para sair para ir para o “BB Famosos”, foi uma decisão pessoal dele que todos compreendemos. Sim, o Celso gosta muito do João e foi essa a sua decisão e todos nós ficámos muito satisfeitos com a sua escolha. É um ator muito divertido e que em meia dúzia de dias, assumiu a personagem no espetáculo. Eu pessoalmente também gosto muito dele, como ainda do resto do elenco que conta com dois miúdos cheios de talento: o Diogo Lopes e Diana Marquês Guerra. Somos mesmo um amor de família.

“A Serra” está a chegar ao fim. Foi um bom desafio esta vilã?

Foi um projeto que me vai marcar para sempre, por diversos motivos… primeiro porque foi um projeto que gostei muito de fazer a convite do Daniel Oliveira e depois porque tive um problema de saúde grave e tive que parar a meio para ser operada e depois a partida súbita da Maria João Abreu que eu ainda hoje não consigo lidar com esse desaparecimento. Irei ter sempre saudades da minha Carlota e o pior ainda está para vir nestas últimas semanas, eu própria não vou perder os últimos episódios.

A novela ganha nas audiências em relação à concorrência. Sente que é o reconhecimento do vosso trabalho?

Sim, A Serra é líder, e apesar de não acompanhar muitos as audiências, sempre vou lendo as noticias, sim estamos todos de parabéns, os atores, os autores, os técnicos, os diretores, a SP e claro o Daniel Oliveira. Foi bom regressar 20 anos depois à SIC num projeto vencedor e sinto-me bem tratada pelo Daniel Oliveira. Ainda não falámos em concreto sobre o novo projeto, mas eu também não tenho pressa…

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação SIC 

PUB