“Ela estava feliz”: Noémia Costa revela sonho impressionante com Maria João Abreu

Noémia Costa conta que está a ser extremamente complicado substituir a amiga de longa data Maria João Abreu na novela da SIC “A Serra”. Quando entrou pela primeira vez em estúdio, ficou “destroçada”.

11 Jul 2021 | 18:00
-A +A

Noémia Costa foi chamada de urgência para a novela “A Serra”, da SIC, para “substituir” o percurso da personagem de Maria João Abreu, que morreu a 13 de maio na sequência de complicações de um aneurisma. A atriz assume à TV 7 Dias que ponderou muito para aceitar este desafio.

“Eu aceitei fazer isto depois de ter pensado muito bem com todos os sentimentos à mistura e porque estou a fazer mais três projetos. Mas nunca pensei que me ia custar tanto. Com a idade, e obviamente depois de ter tido perdas familiares, a minha mãe vai fazer dois anos que morreu, lidamos com a morte de forma diferente. Mas não está a ser fácil”, explica, revelando o que sentiu quando entrou nos cenários que pertenceram a Maria João Abreu.

“Como nós nos conhecemos desde miúdas, quando estamos a gravar e os meus olhos batem nas fotografias da João, tenho flashes de quando começámos. Quando entrei a primeira vez, para gravar as cenas, fiquei destroçada”, diz Noémia Costa, de olhos marejados.

A atriz conta ainda que no dia em que aceitou fazer parte da novela da SIC sonhou com a amiga. “Nunca sonhei com o meu pai ou com a minha mãe e estou farta de pedir para sonhar com eles, mas no dia em que aceitei sonhei com ela. A João aparecia-me no sonho, agarrava-me nas mãos e dizia-me ‘está tudo bem, eu estou bem’. Isso tranquiliza-me, ela estava feliz”, conta.

Em “A Serra”, Noémia Costa é Zezinha, uma mulher que deixou a Fraga Pequena por amor ao circo e a um homem, e revela que a carta de despedida da irmã que ia ler já não existe na história. “Toda a direção de projeto sabe que estamos a lidar com o lado humano, não vamos estar a pôr o dedo na ferida. É muito doloroso”, garante.

 

Filho de Maria João Abreu “mimado por toda a equipa” de “Patrões Fora”

 

Ricardo Raposo faz parte de “Patrões Fora”, sitcom da SIC que tinha Maria João Abreu como protagonista, e já gravou depois da morte da mãe. Noémia Costa revela como o abraçou. “Ele vai lá porque é irmão da personagem da Sofia Arruda e poderá continuar a ir. Ele foi mimado por toda a equipa. Eu não sou boa a exprimir sentimentos, há quem chore, eu prefiro ficar no silêncio e abraçar.”

 

Textos: Ana Lúcia Sousa; Fotos: Arquivo Impala e Divulgação SIC

 

(artigo originalmente publicado na edição nº 1790 da TV 7 Dias)

PUB
Top