A SIC está a preparar a todo o vapor mais uma temporada de “Casados à Primeira Vista” depois do sucesso alcançado nas primeiras edições. Para o efeito, o canal e a produtora do programa, que continuará com Diana Chaves na apresentação, quiseram elevar a fasquia nesta nova temporada, no que diz respeito aos concorrentes.
“Este programa vai concorrer diretamente com os novos reality que vêm aí da TVI e a ideia é ter pessoas muito bonitas e de classe mais alta na televisão. O que se procurou nos castings foram pessoas mais interessantes, com mais formação académica, e alguns até mais bem posicionados financeiramente”, conta à TV 7 Dias uma fonte da SIC.
Porém, ao contrário do que era esperado, não foi fácil suprir este desejo, uma vez que as inscrições ficaram aquém do esperado. “Tivemos poucas inscrições. Foi um número bastante abaixo dos anos anteriores. Nas edições passadas eram milhares de candidatos e agora não foi nada que se parecesse. Principalmente os homens”, explica a mesma fonte, que acrescenta: “Tivemos muitas mulheres e poucos homens e os poucos que havia não correspondiam ao padrão pretendido. Não iam ao encontro daquilo que estava pensado para esta temporada.”
Assim sendo, a SIC viu-se obrigada a ir procurar concorrentes. “Foi preciso recorrer a agências de modelos e de publicidade e alguns dos participantes vêm dessas agências. A produção do programa foi buscá-los”, assume a mesma fonte.
Mas não foi só nos concorrentes que o canal de Paço de Arcos investiu. “Este ano vai ser tudo em grande. Os casamentos vão ser de sonho e as luas-de-mel com destinos de luxo e resorts de topo. Os casais vão para o Brasil, para a Tanzânia, Dubai, Turquia e ainda há destinos por decidir”, confidencia outra fonte ligada ao projeto, que revela ainda: “Vão ser entre seis a oito casais. A fase de castings está mesmo a terminar e os concorrentes já gravaram algumas imagens de apresentação. Agora, o passo seguinte é começar a gravar os casamentos, que será agora a meio de fevereiro.”
Alexandre Machado: “Decidi não participar desta vez”
Esta edição de “Casados à Primeira Vista” vai sofrer alterações no painel de especialistas, que era composto pela neurolinguista Cris Carvalho, o sexólogo Fernando Mesquita, o neuropsicólogo Alexandre Machado e o coach Eduardo Torgal. Dos quatro habituais, só Eduardo Torgal é que irá continuar no formato. “Houve uma reestruturação dos especialistas. O Eduardo vai continuar e a Cris estará presente em algumas ocasiões, mas não fará parte dos quatro residentes”, avança uma fonte da SIC.
A TV 7 Dias sabe que esta temporada contará com mais dois nomes femininos no painel. A psicóloga clínica e investigadora Luana Ferreira, especializada em terapia de casal e parentalidade, e Cláudia Morais, também ela psicóloga clínica, especialista em terapia familiar, e para quem as câmaras já não são novidade. É que Cláudia Morais já foi convidada diversas vezes para comentar em programas de várias estações televisivas.
Quanto a “baixas”, Alexandre Machado recusou fazer parte da equipa de conselheiros do programa, tendo optado por uma nova produção da TVI, a convite de Cristina Ferreira. O neuropsicólogo foi o especialista responsável pelos matches no formato da TVI “O Amor Acontece”, apresentado por Maria Cerqueira Gomes e Pedro Teixeira, no verão de 2021.
À TV 7 Dias, o especialista confidenciou na altura em que agarrou este projeto na TVI que, caso surgisse outra oportunidade na SIC, não a iria dispensar: “Sou freelancer. Isto é o que faço profissionalmente. Vou, claro”, afirmou. No entanto, hoje a sua posição é outra. “Faz mais sentido o projeto que tenho atualmente na TVI. Fez sentido naquele período [N. R.: altura em que esteve como especialista no programa ‘Casados à Primeira Vista’, da SIC], mas agora, para mim, já não faz mais sentido. Por isso é que decidi não participar desta vez no ‘Casados à Primeira Vista’.”
Alexandre Machado explica que não foi convidado por Daniel Oliveira para integrar esta edição. “Nunca falo com o Daniel Oliveira. Conversei com a produção do programa. Na altura, foi falado e posto em cima da mesa, mas ponderei e achei melhor desta vez não participar”, relata, esclarecendo: “Não tenho qualquer relacionamento com o Daniel Oliveira, nem sequer falo com ele. Já falei algumas vezes, mas só em contexto do ‘Casados’. Não há nenhuma guerra, nem nenhum problema, nem nenhum bate-porta.”
Para já, Alexandre Machado está satisfeito na TVI. “Estou no ‘Dois às 10’ para fazer aquilo que gosto de fazer: psicologia clínica. Ofereço os meus serviços a pessoas que não têm possibilidades e depois expomos esses casos na televisão, para ajudar outras pessoas a pedir ajuda. É uma coisa mais dentro daquilo que é o meu mindset, que é ajudar as pessoas”, frisa, confidenciando que terá projetos aliciantes no futuro, na estação de Queluz de Baixo. “Há outras coisas que estão em cima da mesa, mas não posso revelar.”
Texto: Carla Ventura (carla.ventura@impala.pt), Maria Inês Gomes (ines.gomes@impala.pt), Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt) e Telma Santos (telma.santos@impala.pt); Fotos: Arquivo Impala, Divulgação SIC e D.R.
(artigo originalmente publicado na edição nº 1822 da TV 7 Dias)