Em dia de estreia de BB e Agricultor, recorde o ‘pior’ reality show da TV portuguesa

O reality show da SIC “Senhora Dona Lady” devia ter durado 10 semanas, mas foi um fiasco tão grande que ‘desapareceu’ do ar ao fim de duas.

11 Set 2022 | 13:00
-A +A

 

Na noite deste domingo, 11 de setembro, estreiam-se dois reality shows na televisão portuguesa. A TVI arranca com mais uma edição de “Big Brother”, enquanto a SIC avança com uma nova temporada de “Quem Quer Namorar com o Agricultor?”, dois formatos de grande sucesso e que têm conquistado os portugueses. Mas, se estes programas são capazes de fazer subir as audiências, houve outros que foram um verdadeiro desastre.

Em 2005, a SIC anunciou “Senhora Dona Lady”, um reality show para combater “A Primeira Companhia”, na TVI, na altura apresentado por Júlia Pinheiro e João Pedro Vasconcelos. O formato da estação de Paço de Arcos era apresentado por Herman José e Sílvia Alberto e baseado no original norte-americano “He´s a Lady”, e consistia em juntar 11 homens numa casa e ‘transformá-los’ em mulheres perfeitas em apenas 10 semanas. Herman José apresentava as galas do reality show às sextas-feiras à noite e, todas as semanas, era expulso um dos concorrentes. O grande vencedor levaria para casa 50 mil euros.

Porém, as audiências não foram as esperadas, com “Senhora Dona Lady” a ser arrasado pela novela “Ninguém Como Tu“. Na estreia, a 16 de setembro de 2005, o reality show conquistou 8% de audiência média e 22,2% de share. A telenovela fez 17,9% e um share de 50%. Ou seja, houve 1,7 milhões de telespectadores a ver “Ninguém Como Tu” e ‘apenas’ 755 mil a ver o programa de Herman José.

Duas semanas depois, a SIC tirou repentinamente do ar o reality show. Francisco Penim, na altura diretor de Programas do canal, fez um falso incêndio na casa, uma brincadeira que terá alegadamente ferido um dos concorrentes.

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: D.R. e Reprodução redes sociais
PUB