José Cid assinala, esta sexta-feira, 4 de fevereiro, o seu 80.º aniversário, o que motivou um telefonema feito pelo programa “Manhã CM” para o cantor em direto. Mas, para surpresa de todos, o popular artista insistiu, durante a curta conversa com Duarte Siopa e Ágata Rodrigues, em falar sobre violência doméstica. O tom leviano com que falou acabou por motivar várias críticas na antena da CMTV.
“Eu estou com um problema grande. Eu gostava de fazer violência doméstica, mas a minha mulher tem muito mais força do que eu”, disse José Cid, logo no início do telefonema, arrancando risos dos presentes em estúdio.
“Mas olha que a violência doméstica também é das mulheres para os homens”, alertou o anfitrião do matutino. “Com violência doméstica, podias ser logo primeira página de, sei lá, um jornal…”, prosseguiu o cantor, sendo depressa interrompido pela apresentadora: “O José Cid é notícia por motivos maravilhosos e muito mais felizes do que esse, como por exemplo hoje fazer 80 anos.”
Segundos depois, Ágata Rodrigues questionou o aniversariante sobre “os segredos” que este tem “para chegar aos 80 anos com esta jovialidade”. E José Cid voltou a falar de um dos maiores flagelos da nossa sociedade. “Tenho uma certa jovialidade, mas gostava de um escândalo de violência doméstica”, atirou.
Nesse momento, Duarte Siopa evitou que o artista prosseguisse com o seu raciocínio, tentando colocar um ponto final naquele tema. “Não insistas nisso. Esse assunto é um assunto que temos de tratá-lo com muito respeito, porque a violência doméstica em Portugal ainda está a matar muita gente”, lembrou.
Ao mesmo tempo, Gisela Serrano, que estava em estúdio enquanto comentadora do “Notícias dos Famosos”, criticou: “Isso é um tema tão sensível que, brincar com ele, é um bocadinho complicado.” O apresentador de “Manhã CM” acabou por desviar a conversa para outro assunto.
Terminado o telefonema a José Cid, o também comentador Leo Caeiro pediu a palavra aos anfitriões do matutino da CMTV. “Deixa-me só dizer que é uma vergonha o José Cid estar a gozar com um tema tão sensível em Portugal”, atirou o jovem, mesmo nos instantes finais do programa.