A rainha da pop Madonna, de 59 anos, utilizou o Instagram para partilhar um vídeo onde a fadista Celeste Rodrigues, de 95 anos, aparece a cantar «Can’t help falling in love», de Elvis Presley.
Devido às características do cenário em que decorreu a atuação conjunta da norte-americana e a portuguesa irmã de Amália Rodrigues, tudo leva a crer que tenha sido na noite lisboeta.
Veja também: Madonna em terras alentejanas
Na legenda, Madonna escreveu: «Tenho tanta sorte por ter conhecido, ouvido e cantado com esta maravilhosa lenda do fado.Que ela descanse com os anjos». Na legenda estão ainda as seguintes hashtags: #respeito e #lenda.
Mas as demonstrações de carinho não ficaram por aqui. Madonna publicou ainda uma InstaStory abraçada a Celeste Rodrigues. A cantora escreveu «RIP» (Descanse em Paz) e «Fado», seguido de um emoji de uma coroa.
Uma vida dedicada ao fado
Nascida no Fundão, em 14 de março de 1923, a irmã de Amália Rodrigues iniciou a carreira há 73 anos, ao aceitar o convite feito pelo empresário José Miguel (1908-1972), detentor de vários teatros e casas de fado, entre os quais o Café Casablanca.
Veja também:
Tal como a irmã, Celeste dedicou toda a vida ao fado e foi uma das primeiras fadistas a internacionalizar este género musical tipicamente português. Do seu repertório constam, entre outros temas, “A Lenda das Algas” e o “Fado das Queixas”.
O velório de Celeste Rodrigues realiza-se esta quinta-feira, dia 2 de agosto, a partir das 19h00, no Pátio da Galé, em Lisboa. O funeral será sexta-feira, dia 3 de agosto, a partir das 14h30, em direção ao cemitério dos Prazeres, onde será sepultada no panteão dos artistas.