Emocionante: Criança ucraniana interrompe jornalista da CNN para a abraçar

Uma criança da Ucrânia que está na fronteira deste país com a Polónia surpreendeu a jornalista da CNN Portugal/TVI Margarida Neves de Sousa enquanto esta estava em direto.

16 Mar 2022 | 10:30
-A +A

O impacto que a guerra na Ucrânia está a ter nos mais novos estava a ser abordado pela jornalista Margarida Neves de Sousa, que se encontra na fronteira da Polónia com aquele país invadido pela Rússia.

A meio do direto para o canal da Media Capital, também detentora da TVI, a enviada especial foi surpreendida por uma criança que, de braços abertos, se dirigiu a ela e a abraçou. “Esta miúdo veio abraçar-me. Eu acho que eles precisam de sorrioss e, apesar de não entendem a nossa língua, de não entenderem português, tentam também mostrar que estão a precisar de carinho, de sorrisos, de tranquilidade. A vida deles, a rotuna destas crianças… são tão pequeninos”, disse Margarida Neves de Sousa, enquanto agarrava o menino refugiado da Ucrânia.

O momento foi partilhado nas redes sociais da CNN Portugal e está a comover os espectadores. “A guerra na Ucrânia faz uma criança refugiada a cada minuto. ‘Pedem-nos para não lhes chamarmos refugiados, mas ucranianos’, relata, a partir da Polónia, a jornalista Margarida Neves de Sousa, a quem um menino decide abraçar'”, escreveu o canal como legenda de um excerto do direto.

“Que nó na garganta”, “Esta é a linguagem universal do amor”, “Era larga o microfone e agarrar-se a essa criança” ou “Gostei muito de ver essa imagem” são algumas das reações.

Pode ver esse momento aqui:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por CNN Portugal (@cnnportugal)

Neurocientista diz que criança viu na jornalista da CNN Portugal “o espelho da mãe”

Para o neurocientista Fabiano de Abreu Rodrigues, ainda que fosse necessário conhecer a idade exata da criança “para ter uma perceção mais assertiva” deste episódio, é “óbvio que se trata de um pedido de ajuda” – a “alguém de fora, com traços de fora” -, para tirá-la desta confusão”. Sendo a repórter Margarida Neves de Sousa “uma adulta”, a criança vê nela “proteção: o espelho da mãe”.

Além do mais, tratando-se de uma jornalista, “a criança interpreta aquela figura como sendo alguém confiável”. Alguém, explica o neurocientista colaborador do Portal de Notícias, que transmite “impressão de pessoas educada, que sabe o que se passa” – ou seja, “que tem a solução para o problema da criança, que é o medo”.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Reprodução CNN Portugal

 

PUB