Enfeitar a árvore de Natal: Sabia que há um significado por detrás da tradição?

Esta é uma tradição muito antiga no Natal e quase todos a cumprem. Mas, afinal, por que razão montamos e decoramos uma árvore nesta quadra festiva? Contamos-lhe a história.

24 Dez 2022 | 12:00
-A +A

Esta é uma tradição muito antiga no Natal e quase todos a cumprem. Mas, afinal, por que razão montamos e decoramos uma árvore nesta quadra festiva?

São muitas as histórias sobre a origem da árvore de Natal. Muitas delas remontam mesmo à Antiguidade. Contudo, foi por volta de 1510 que se diz ter começado a haver notícias destes pinheirinhos enfeitados.

Há quem diga também que foi Martinho Lutero quem deu início a esta tradição, em 1930, na Alemanha. Numa noite, enquanto passeava pela floresta, ficou muito impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. Apaixonado por esta criação da natureza, quis reproduzir em sua casa. Assim, decorou com troncos de árvore, algodão, estrelas, velas acesas e outros enfeites aquela que veio a tornar-se a árvore de Natal de hoje em dia.

No final do século XVIII, Inglaterra importou a ideia e, no início do século XIX, esta expandiu-se até aos EUA.

Em Portugal, até aos anos 1950, a árvore de Natal era mal vista e ignorada na maioria do país. A única decoração natalícia era o presépio. Hoje, é uma tradição quase obrigatória.

 

Conhece a história por detrás do Pai Natal?

 

Quando chegamos a esta época, há logo uma figura que nos vem à cabeça: o Pai Natal, esse velhinho barbudo, vestido de vermelho que distribui presentes pelas crianças. A verdade é que muitas pessoas não sabem qual é a sua origem.

O Pai Natal apareceu, pela primeira vez, num anúncio da Coca-Cola. Estávamos em 1920 e foi criado pelo ilustrador Thomas Nast. Com a passagem dos anos, outros ilustradores foram-no idealizando à sua maneira. Contudo, a personagem, como a conhecemos hoje, nasceu em 1931, pelas mãos de Haddon Sundblom, e foi encomendada pela agência de publicidade da Coca-Cola.

 

Leia tudo aqui.

 

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: D.R.
PUB