Antes de conseguir concretizar o sonho de chegar ao pequeno ecrã, Zé Lopes começou por trabalhar como Relações Públicas em diversas discotecas, o que o fez apaixonar ainda mais pelo mundo da comunicação. “Mesmo que um dia eu não trabalhe em televisão, eu vou continuar a trabalhar com o público, isso é uma certeza que eu tenho”, afirma, acrescentando que o futuro incerto em televisão é algo em que evita pensar.
“Cada vez penso menos nisso. Houve uma altura em que vivia muito com essa pressa do amanhã, o que é que vai acontecer, de que forma vai acontecer, agora não. Lido de forma muito mais tranquila, a saber que quero aproveitar o presente. Quando ganhas consciência de que nem tudo depende de ti…há muitas decisões que não vais ser tu a tomar… e se isto acabar amanhã há a certeza que eu não mudava nada do que fiz até hoje e isso tranquiliza-me. Eu fiz o melhor que podia, eu dei o melhor de mim, eu não conseguia dar mais, se algo não correr bem não é uma coisa que dependa de mim”.
No entanto, o comunicador não esconde a mágoa se algum dia tiver de abandonar o pequeno ecrã. “Se um dia tiver de deixar a televisão vou ficar muito triste porque é algo que me apaixona e espero que o público queira continuar a ver-me durante muitos anos, porque eu cá estarei para abraçar novos desafios”. O repórter de entretenimento da TVI nunca desistiu do seu sonho. “Eu fiz o meu percurso. Eu cheguei cá sem conhecer ninguém, sem nenhum tipo de cunha, tudo o que conquistei foi fruto do trabalho e muita gente me associa à Cristina Ferreira e até tentam indicar-me isso de forma negativa, mas para mim isso para mim não é nada negativo, estar associado a ela é ótimo, eu adoro a Cristina, mas eu também não a conhecia quando vim para cá, portanto se ela me deu a primeira oportunidade foi porque eu provei com trabalho que a merecia e acho que é isso que eu quero que as pessoas não esqueçam. Já tive oportunidades noutros canais que me foram dadas por pessoas que não eram a Cristina portanto não é tão linear assim”.
Quanto ao seu aspeto físico, Zé Lopes admite que já chegou ao seu objetivo final, depois de 12 meses de mudança. “Já cheguei ao objetivo. Já perdi mais de 57kg. Tem sido um caminho muito feliz, muito bem acompanhado pela equipa profissional que decidiu embarcar comigo nesta aventura e sinto-me muito feliz por saber que há muita gente a seguir o meu exemplo”, afirma.
Leia ainda: “Nada me desmotiva mais do que a estagnação”: Zé Lopes fala do futuro na televisão