Está definido o primeiro grande projeto que Ljubomir Stanisic vai abraçar na SIC. Depois de três anos à frente de Pesadelo na Cozinha, na TVI, o mais polémico chef da televisão portuguesa vai ser o rosto da versão portuguesa do formato britânico Hell’s Kitchen. O programa será transmitido nas noites de domingo.
A ação de Hell’s Kitchen, originalmente apresentado por Gordon Ramsay, decorre num restaurante, que funciona como uma escola para aspirantes a chefs. Os participantes já dominam o essencial, mas terão de enfrentar um ingrediente fundamental para singrarem na área da restauração: a pressão. O vencedor ganha um lugar de chef num restaurante.
Segundo a TV Mais, que avança a notícia, Hell’s Kitchen – A Cozinha é Um Inferno vai estrear-se já em outubro, algo que fonte interna da SIC não conseguiu confirmar à TV 7 Dias. Segundo a mesma publicação, o cooking show é, assim, a arma secreta com a qual a SIC vai combater o reality show Big Brother – A Revolução, que Teresa Guilherme vai conduzir, na TVI, a partir do próximo mês.
Antes, a estação de Paço de Arcos ainda vai apostar em O Noivo É Que Sabe, com Cláudia Vieira.
«Queremos fazer diferente – e tentar fazer a diferença»
Na opinião do Diretor-Geral de Entretenimento da Impresa, Daniel Oliveira, Ljubomir Stanisic «tem uma intuição natural para a comunicação e é uma figura única na sociedade e no panorama televisivo português». «A sua vinda para a SIC vai permitir que consolidemos a diversificação dos nossos conteúdos sob a matriz da ousadia e da criatividade nas diferentes plataformas», vinca o decisor dos destinos da SIC.
Já o chef deixa um agradecimento à TVI, para a qual contribuiu com exponenciais audiências, e mostra-se focado no futuro. «Tenho sido muito feliz na televisão, guardo com muito carinho as memórias, os trabalhos e as pessoas com que trabalhei nos últimos anos, agradecerei para sempre à TVI a oportunidade que me deu, o espaço, a liberdade, a confiança, mas quem me conhece sabe que adoro desafios. E este, com a SIC, é um dos grandes. Queremos fazer diferente – e tentar fazer a diferença», sublinha.
«Estão na calha novas ideias, novos projetos, que me entusiasmam muito. Gosto de ousadia, de ir mais longe em tudo o que faço na vida. Este novo passo representa tudo isso, por isso não podia estar mais satisfeito com o que aí vem», acrescenta o polémico chef no comunicado em que é anunciada a sua contratação.
TVI admite «ativar mecanismos legais»
A transferência de Ljubomir Stanisic promete fazer correr muita tinta. Minutos depois de a estação de Paço de Arcos ter oficializado a contratação, a rival emitiu um comunicado em que expressa a sua surpresa pelo facto de o chef ter rescindido, «unilateralmente, o contrato de trabalho com a TVI».
O vínculo cessava no final do ano, mas ambas as partes estavam a trabalhar para a renovação do mesmo, segundo o próprio canal. «A TVI está surpreendida com este procedimento inusitado, no momento em que decorriam negociações entre as partes para a renovação do acordo global por mais dois anos. A TVI fez uma oferta e uma contra-oferta, dentro de valores considerados ajustados», revela.
De acordo com a TVI, «Ljubomir tinha um contrato de trabalho em vigor até ao final do ano, ao qual acrescia um valor dedicado pela produção dos seus programas». «Tendo o Chef rescindido de forma unilateral, reserva-se agora a TVI o direito de ativar mecanismos legais que a salvaguardem, bem como aos anunciantes com quem havia compromissos assumidos no âmbitos dos projetos que envolviam Ljubomir Stanisic», avança.
Ljubomir ia começar a gravar uma nova temporada de Pesadelo na Cozinha a 15 de setembro. TVI responde à saída do chef com «novo programa do género».
VEJA TAMBÉM:
Polémica contratação de Ljubomir Stanisic pela SIC provocou guerra na TVI!
Ljubomir Stanisic: TVI prepara vingança para ser recompensada pelo chef