Está online! Plataforma de streaming da SIC arranca com Soraia Chaves em destaque

A OPTO SIC, a plataforma de streaming da SIC, arranca esta terça-feira. O catálogo contém mais de 4000 horas de conteúdos, entre os quais a série “A Generala”, protagonizada por Soraia Chaves.

24 Nov 2020 | 8:00
-A +A

A OPTO SIC está online. O serviço de streaming da SIC é lançado oficialmente esta terça-feira e o seu espólio contém mais de 4000 horas de conteúdos, falados em português e produzidos em Portugal, entre centenas de séries, documentários, novelas, sketches e outros formatos. Em destaque, no arranque da plataforma, está a série “A Generala”, protagonizada por Soraia Chaves.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por SIC (@sicoficial)

 

Com realização de Sérgio Graciano, a série conta a história de Maria Luísa, que é interpretada por Carolina Carvalho numa fase mais jovem e por Soraia Chaves na fase adulta. Trata-se de uma mulher que decide desafiar todas as regras e convenções, afrontando a sociedade patriarcal nas décadas de 60 a 90, em Portugal. Inspirada em factos verídicos, a trama aborda a luta de Maria Luísa pela liberdade, a luta por direitos e privilégios que, à data, estavam reservados quase exclusivamente aos homens.

É então que ela decide assumir uma falsa identidade: a de um homem, o falecido irmão, Octávio, convencida de que esta seria a única forma de sobreviver numa sociedade que segregava e menorizava as mulheres. Durante anos, Octávio (Maria Luísa) passa por muitas personagens que lhe permitem viver de acordo com o estatuto que acha que merece, desvalorizando o facto de mentir, enganar e burlar as pessoas que vão atravessando o seu caminho.

Aos 33 anos, acaba por encontrar o papel da sua vida, a personagem que irá interpretar até ao fim dos seus dias: um militar do exército. Consegue manter a farsa, mas acaba por ser apanhada pela Polícia Judiciária, sendo obrigada a deixar cair a máscara da identidade masculina. O preço a pagar por anos de mentiras e enganos é demasiado alto: é condenada a voltar a viver como mulher.

Além de Soraia Chaves e Carolina Carvalho, integram o elenco de “A Generala” nomes como Margarida Marinho, Victoria Guerra, José Fidalgo, Ricardo Pereira, Vítor Norte, Joana Seixas, Gonçalo Diniz, Pedro Laginha e Joaquim Nicolau.

 

Documentário de Bruno Nogueira disponível

 

No campo da ficção, poderão ainda ser vistas antestreias de episódios de telenovelas que passam na SIC e estão ainda a ser preparadas as séries “Esperança”, criada e protagonizada por César Mourão, e “O Clube”, com Sara Matos, Filipa Areosa, Margarida Vila-Nova e José Raposo nos papéis principais. Mas a OPTO SIC terá também muitas horas de conteúdos humorísticos. Nesse âmbito, existirão sketches originais com a assinatura de Ricardo Araújo Pereira.

 

 

Bruno Nogueira também estará presente, no documentário “Como é Que o Bicho Mexe? – O Natal de maio”, centrado no programa digital criado pelo humorista durante a primeira vaga da pandemia da COVID-19. Uma equipa acompanhou os bastidores da última emissão, na qual o comediante deixou o escritório de sua casa e, à boleia de Nuno Markl, fez uma viagem entre Cascais e Lisboa, até chegar ao Coliseu de Recreios.

Curiosidade: dias antes, Nogueira e Markl desafiaram os portugueses a, em pleno mês de maio, enfeitarem as suas casas com adereços de Natal. E assim foi. Houve luzes, houve pinheiro e houve carros a apitar e a fazer o mesmo trajeto do que os dois amigos. Nem pessoas a correr atrás do veículo onde ambos seguiam faltaram.

 

 

Na área documental, está ainda a ser preparada uma autobiografia de Ljubomir Stanisic, com lançamento marcado para breve. Disponível está já “Mercado Negro”, documentário da autoria de Sofia Pinto Coelho, e novos episódios de “Mundo à Vista”.

A informação é, de resto, outro pilar importante na OPTO SIC, com noticiários diários com a duração de dez, 15 ou 20 minutos, e o programa “5+”, conduzido por Clara de Sousa.

Há duas versões disponíveis para os utilizadores, uma gratuita e outra premium, cujo preço de adesão está fixado nos 3,99 euros por mês ou 39,99 euros por ano. Contudo, se a subscrição for feita até este dia, esta custará 29,99 euros no primeiro ano. No estrangeiro, o preço anual será de 69,99 euros e incluirá ainda o acesso à emissão da SIC Notícias.

 

Na edição desta semana da TV 7 Dias, leia a entrevista a Vera Kolodzig, uma das protagonistas da série “O Clube”. Já nas bancas!

 

TV 7 Dias

 

Texto: Dúlio Silva e Neuza Silva; Fotos: Divulgação SIC

PUB
Top