Estado investe milhares de euros em novela da SIC para promover a região

Depois das ondas colocarem a Nazaré no mapa, a autarquia vai avançar com milhares de euros para ajudar na produção do novo projeto da SIC. Tudo a bem da promoção da região.

17 Ago 2019 | 17:50
-A +A

A Câmara Municipal da Nazaré celebrou um protocolo com a SP Televisão para financiamento da nova telenovela da SIC, Nazaré, que irá ser transmitida em horário second prime time, ou seja, entre as 22h30 e as 23h30, entre setembro e maio do ano que vem.

De acordo com o documento, ao qual a TV 7 Dias teve acesso, este acordo de colaboração bilateral prevê que a autarquia entre com € 61 500 para a produção do novo projeto da estação de Paço de Arcos. Como obrigação, este organismo do Governo Local compromete-se ainda a «conceder licenças administrativas de ocupação de espaço público, isentas do respetivo pagamento».

Em paralelo, a Câmara Municipal da Nazaré tem como compromisso a cedência de contactos de associações com experiência em figuração, bem como facultar uma listagem de «locais emblemáticos que gostaria de ver na novela, eventos do concelho ou temáticas que entendam convenientes para divulgar a História, as Histórias da Nazaré». Por fim, a esta autarquia, que já viu o seu nome espalhado pelo Mundo à conta Garrett McNamara, que várias vezes vai para aquele local surfar as ondas gigantes, compete ainda «assegurar o policiamento e bombeiros sempre que seja necessário».

Do ponto de vista do acompanhamento dado à produtora, a autarquia terá de «nomear um elemento da Câmara da Nazaré que sirva de interlocutor entre esta e a SP e acompanhe todo o processo inerente à produção da novela».

SIC obrigada a disponibilizar imagens captadas durante gravação de novela

 

Em contrapartida, com este protocolo, a SP fica obrigada à «gravação de paisagens e património de todo o concelho de Nazaré, para inclusão nos episódios; divulgação do património cultural da Nazaré; transmissão do produto televisivo no canal SIC em horário second prime time, num total de cerca de 180 a 220 episódios, transmitidos entre setembro de 2019 e maio de 2020; disponibilização das imagens captadas sobre a paisagem e património ao Município da Nazaré para seu uso, incluindo a autorização total para a sua utilização na promoção da marca e do turismo; inclusão de personagens do produto televisivo, com vivência em dois décors fixos (Porto de Pesca e Casa da Nazaré); Inclusão no produto televisivo da divulgação de alguns eventos, considerados importantes pelo Município da Nazaré; transmissão das imagens e conteúdos de uma forma positiva do concelho», pode ler-se no documento.

Ao final de cada mês, e durante a duração deste acordo, que será de 12 meses, a produtora é, ainda, obrigada a informar a autarquia «sobre visibilidade/notoriedade da telenovela, nomeadamente resultado de audiências e número de notícias difundidas sobre o projeto», sendo que, segundo a informação constante
no protocolo, a SP Televisão calcula que este projeto venha a ter um público médio de «850 000 a 1 000 000 de telespectadores, por episódio».

Para a celebração do referido protocolo, as partes assumiram como objetivos do mesmo a «promoção do património natural, cultural, paisagístico e urbanístico do Município da Nazaré; Divulgação de eventos promovidos pelo Município da Nazaré e por ele considerados estratégicos; promoção do património cultural e ainda promoção e divulgação do património natural, através da difusão de paisagens e locais emblemáticos de todo o concelho, ainda que o centro histórico tenha preponderância nessa difusão».

A nova telenovela da SIC, cujo nome inicial era Flor de Sal e que, de acordo com o mesmo documento, começou a ser gravada em abril, conta com um elenco de luxo composto por Carolina Loureiro, José Mata, Afonso Pimentel, Inês Castel-Branco e Sandra Barata- Belo, entre outros.

Texto: Carla Ventura | Fotos: DR

 

(reportagem publicada na TV 7 Dias nº 1691)

 

Veja mais:
Nazaré está a chegar! Conheça já o elenco da nova novela da SIC!
Carolina Loureiro celebra 27 anos em festa inesquecível e com (muitos) famosos!

PUB
Top