“Estou muito confuso”: Bino arrepende-se do divórcio em “Festa é Festa”

Depois de assinar os papéis do divórcio, o presidente desabafa com Peixoto e fica em choque quando este lhe diz que Florinda foi para o Brasil arranjar um namorado.

10 Abr 2022 | 13:10
-A +A

Em “Festa é Festa”, após uma grande pressão de Florinda (Ana Brito e Cunha), Albino (Pedro Alves) assina os documentos do divórcio. De volta à junta, conta a Peixoto (Vítor Emanuel)  que finalmente está divorciado e o amigo dá-lhe os parabéns. No entanto, o  presidente confessa: “Não foi bem coragem. Foi mais não ter outro remédio. A Florinda obrigou-me.” O amigo fica confuso e questiona: “Uma pessoa só é obrigada a fazer aquilo que não quer. Então mas afinal tu querias ou não querias o divórcio?” Bino suspira e olha para baixo.

“Tu afinal querias o divórcio ou não querias?”, insiste o empreiteiro. Albino faz-se de forte e responde: “Queria, Peixoto, claro que queria! Que raio de pergunta a tua! Estou assim porque eu queria assinar os papéis do divórcio, mas era quando eu escolhesse assinar! Não era ter a Florinda a mandar em mim!”, revela, acrescentando: “ Um homem que é homem no casamento também é homem no divórcio!Estou muito confuso. E a Florinda? Qual é a primeira coisa que faz depois de se divorciar de mim? Agarra e vai para o Brasil. Para o Brasil, Peixoto. 

O amigo aproxima-se dele e afirma: “As mulheres são todas umas ingratas, Bino. Não há nada a fazer. São todas, todas iguais! Sabes o que é que a Florinda foi fazer para o Brasil? Foi fazer o mesmo que a minha ex-Valquíria!” O amigo detém-se por um momento a tentar perceber e depois irrita-se. “Olha lá, Peixoto, que  comparação é essa?? Achas que a minha Nina foi para o Brasil fazer… meter-se em… arranjar um… (nem consegue acabar a frase) O amigo interrompe-o e sublinha: “Tens de ser forte para ouvires o que eu te vou dizer. Tu disseste “a minha Nina”. Mas olha que a tua Florinda já não é “a tua Nina”.” Albino suspira. Cai sentado na cadeira, desalentado.

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação SIC

PUB