Estreia de Dança com as Estrelas marcada por tragédia

Estreia de Dança com as Estrelas fica marcada por tragédia.

06 Jan 2024 | 21:30
-A +A

Dança com as Estrelas está de volta à TVI. Cristina Ferreira volta a apresentar um formato que tanto aprecia e do qual estava afastada desde 2015. Numa altura em que se assinalam os 10 anos da estreia do programa de dança é impossível não recordar a tragédia que marcou a estreia do formato em Portugal.

Leia ainda: Bruno Cabrerizo antes da estreia: “Dá para abandonar o programa?”

Estávamos em julho de 2013 quando se ultimavam todos os detalhes para a ansiada estreia de Dança com as Estrelas. Foi então que Portugal ficou em choque com a notícia do acidente sofrido pelo toureiro José Luís Gonçalves, um dos concorrentes. Que caiu de umas escadas durante um ensaio, acabando por sofrer um traumatismo cranio-encefálico. A gravidade foi tal que o concorrente passou quatro anos em coma. Dez anos depois, existem várias mudanças na vida daquele que era um dos mais afamados toureiros nacionais.

“O Zé está muito bem”

Foi em conversa com a TV Mais que Isabel Gomes, companheira de José Luís Gonçalves revelou que o antigo toureiro vive no centro da Unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto, na Aldeia de Juzo, em Cascais. “O Zé está muito bem. A nível cognitivo houve uma evolução muito grande”, conta. “O discurso dele é muito claro, manteve as memórias do passado, coisas mais antigas, tudo o que está ligado à tauromaquia e àquilo que fazia, que era ensinar a tourear”, prossegue.

“Sou o homem mais valente do mundo”

Isabel Gomes dá mesmo conta das palavras que são frequentemente proferidas pelo companheiro. “Sou o homem mais valente do mundo! E é mesmo, se pensarmos em tudo o que aconteceu… todos os momentos em que pensei que o ia perder. O Zé tem uma força muito grande”, salienta. “Desde o acidente já me pregou muitos sustos. O problema mais grave que enfrentou nos últimos anos começou em fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19. Percebemos que ele não estava bem e foi levado para o Hospital de Cascais. Após ser detetado que estava com um problema renal grave, é novamente transferido para o Hospital de Santa Maria, onde foi operado de urgência. Foram retirados cálculos [pedras nos rins], mas, como o problema tinha evoluído muito, o Zé foi colocado em coma induzido durante uma semana. Nessa altura disseram-me que me preparasse para o pior desfecho, pois existia o risco de não sobreviver. A situação era delicada e os antecedentes do Zé não permitiam uma recuperação tão fácil como seria desejado”, recorda.

Encanto pelas touradas mantém-se

É com especial encanto que Isabel Gomes dá a conhecer as conquistas do companheiro. “Ele está bonito. Desengane-se quem pensa que de está numa cama em estado vegetativo, porque isso não corresponde à verdade. Continua a alimentar-se pela mão dele, presta atenção à televisão e, como coloquei no quarto um leitor de VHS, assiste a corridas de touros. Passa as tardes a ver atentamente os vídeos e gosta de ter companhia nesses momentos. Reconhece os toureiros que vê, aqueles mais antigos, do tempo dele, e fala dos termos técnicos ligados à profissão. E ainda brinca, porque diz muitas vezes: ‘Sou o melhor toureiro de Portugal”, termina.

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Impala e reprodução Instagram
PUB