ESTREIA de Got Talent marcada por LÁGRIMAS com atuação de doentes com ALZHEIMER

A emissão inaugural da quarta edição de Got Talent España ficou marcada por uma atuação de um grupo de doentes com Alzheimer que levou o júri e o público do programa às lágrimas.

05 Fev 2019 | 12:30
-A +A

Dezenas de doentes com Alzheimer invadiram o palco da versão espanhola de Got Talent para uma performance que promete ficar na história do famoso concurso televisivo criado por Simon Cowell e transmitido, no país vizinho, pela Telecinco.

O grupo chama-se Les Veus de la Memoria (As Vozes da Memória, em tradução literal) e os seus integrantes têm entre 50 e 90 anos. Todos com aquela doença neurodegenerativa crónica, um tipo de demência que se estima que afete cerca de 130 mil pessoas em Portugal.

O objetivo da participação no Got Talent España 2019? Uma cuidadora, que com os doentes subiu ao palco do programa, explicou: «Queremos demonstrar a todo o mundo o poder que a música tem apesar de uma pessoa poder ser diagnosticada com Alzheimer.»

Uma ideia corroborada por um dos doentes que atuou no talent show e que se recusa a autoproclamar-se com este termo. «Não utilizo a palavra doente porque estamos todos cheios de vida. Para nós, a música é como uma alavanca para poder seguir em frente», afirmou o ex-administrativo, que sublinha que, apesar de as canções que entoa não lhe ficarem cravadas na memória, «ficam cravadas no coração».

«Não podemos ficar em casa. Temos de sair de casa diariamente», defendeu ainda.

«Dá-me pena que não recordarão este momento amanhã»

Les Veus de la Memoria cantaram uma adaptação do tema dos ABBA Mamma Mia e logo os jurados e a assistência foram às lágrimas. Nem elementos da equipa técnica contiveram a emoção.

«Não há nada mais triste do que não ter memoria, mas vê-los tão felizes como os vi esta noite… Dá-me pena que não recordarão este momento amanhã, mas acredito que hoje estão felizes e é nisso que temos de pensar», reagiu uma das juradas, Paz Padilla, visivelmente comovida.

Veja a atuação:

 

Texto: Dúlio Silva | Fotografias: reprodução YouTube

PUB
Top