#EstudoEmCasa: Aulas à distância também vão chegar ao YouTube através de cinco canais

Além da televisão, o ensino à distância vai poder ser realizado através da plataforma de vídeos YouTube. O projeto arranca a 20 de abril.

14 Abr 2020 | 17:30
-A +A

A plataforma #EstudoEmCasa foi alargada ao YouTube, através de cinco canais, permitindo aos professores multiplicarem a oferta de conteúdos pedagógicos, para lá da resposta via televisão concebida para os alunos do ensino básico. Esta é uma parceria entre o Ministério da Educação, do YouTube e da Thumb Media, numa altura em que estão suspensas as aulas presenciais.

«O YouTube – uma das plataformas digitais de maior alcance a nível mundial — está, assim, de portas abertas para as escolas, em Portugal, com conteúdos validados pela Direcção-Geral da Educação (DGE)», afirma, em comunicado, o Ministério da Educação.

Os novos canais no YouTube vão também incorporar os conteúdos #EstudoEmCasa que vão passar na televisão, para que fiquem acessíveis (on-demand ou de forma individualizada) sempre que professores e alunos precisarem.

Os docentes poderão participar numa sessão online nos dias 16 e 17 de abril, «cujo objetivo é capacitá-los com as metodologias que melhor se adequam à plataforma. Para isso, contarão com o apoio de técnicos das entidades parceiras», refere ainda o ministério tutelado por Tiago Brandão Rodrigues.

Os canais podem ser encontrados através de pesquisa por «DGE #EstudoEmCasa» ou nos seguintes links:

«Este desafio a professores e educadores vai ao encontro da procura de soluções que muitos já tinham iniciado desde a introdução das tecnologias de informação e comunicação nas escolas», frisa o documento do Governo.

 

Acompanhe toda a atualidade noticiosa no Portal de Notícias Impala.

 

A primeira aula da telescola, agora rebatizada de #EstudoEmCasa, vai ser de Português. A iniciativa conjunta do Ministério da Educação e da RTP arranca dia 20 de abril na RTP Memória e já é conhecida a grelha de programação que vai vigorar até ao final deste ano letivo.

As aulas têm a duração de 30 minutos, começam às 9h00 e terminam às 17h50. Português, Hora da Leitura, Matemática, Ciências Naturais, História e Cidadania, Espanhol, Inglês, Estudo do Meio e Cidadania, Educação Artística, Educação Física, Inglês, Alemão, Fisico-Química, História e Geografia de Portugal, Escrita e Oficina de Escrita serão as disciplinas lecionadas.

As aulas televisionadas vão ser transmitidas pelo canal RTP Memória, disponível na Televisão Digital Terrestre na posição 7, na operadora NOS no canal 18, na MEO no canal 100 e na Vodafone no canal 17. A RTP disponibiliza também o site oficial #EstudoEmCasa para acompanhamento online. Em alternativa, as aulas podem ainda ser vistas através de um smartphone, na aplicação RTP Play. 

 

VEJA TAMBÉM:
Telescola chama-se #Estudoemcasa. Conheça a programação completa
Covid-19: Pico da pandemia já foi atingido em Portugal, revela estudo

 

Texto: Carla S. Rodrigues e Raquel Costa; Fotografias: D.R.

 

Pontos de Venda das Nossas Revistas:

 

PUB
Top