Eunice Muñoz faz 90 anos! Famosos homenageiam diva do teatro e da TV

São nove décadas de vida e 77 anos dedicados aos palcos. Hoje é o dia de Eunice Muñoz, alentejana de gema e a maior lenda viva da representação portuguesa.

30 Jul 2018 | 16:29
-A +A

«Hoje é o aniversário desta extraordinária atriz e mulher, a quem tenho o privilégio de chamar amiga», escreve Diogo Infante. O ator e encenador, um júnior nestas lides comparado com a grande Eunice, dedica-lhe uma carinhosa mensagem neste dia especial.

 

Eunice Muñoz, que a alentejana Amareleja viu nascer a 30 de julho de 1928, comemora 90 anos. Desses 90, 77 dedicados à arte de ser o outro, uma missão que encarou ainda jovem, aos 13 anos, na peça Vendaval, na Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro. 

Joaquim Monchique, um dos muitos discípulos de Eunice, também deixou uma mensagem de parabéns à veterana dos palcos.

 

«Hoje a Primeira Dama do Teatro faz 90 primaveras. Parabéns, enorme Eunice!», escreveu Monchique.

Uma força maior do que a doença

Uma queda, há seis anos, no palco do Teatro D. Maria II, fez temer o pior. No entanto, aos 84 anos, Eunice recuperou e voltou a representar. Em 2016, volta a fazer tremer os milhares de admiradores, ao ser submetida a uma intervenção cirúrgica ao coração.

A doença voltaria a ensombrar a vida de Eunice, que lutou contra um cancro na tiróide. O problema oncológico quase lhe roubou a voz mas, lutadora como sempre foi, conseguiu regressar ao trabalho e às novelas.

 

Parabéns querida Eunice! #happybirthday #love #diva @eunicemunozoficial

A post shared by Herman José (@herman.jose.oficial) on

 

Casou-se três vezes, teve seis filhos. O primeiro casamento, com Rui Ângelo de Oliveira do Couto, aconteceu em 1947. Desta união nasceu uma filha. Em 1956, deu o nó com  Ernesto Borges, com quem teve quatro filhos. Em 1967, casa-se com António Barahona da Fonseca, de quem tem uma filha.

Leia mais: O amor de Lídia Muñoz por Eunice

A estreia no cinema aconteceu em 1946, no filme Camões, de Leitão de Barros. O nascimento da televisão também aconteceu com Eunice que participa, desde o arranque da caixinha mágica em Portugal, em 1957, em teleteatro, séries, novelas, programas de entretenimento.

O seu último trabalho no pequeno ecrã aconteceu na novela da TVI, A Impostora, exibida em 2016 e 2017.

Várias vezes homenageada, recebeu, em 1991, o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, por ocasião dos seus 50 anos de carreira. 20 anos depois, foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

 

Percorra a galeria e veja a vida de Eunice Muñoz em imagens!

 

Fotos: Arquivo Impala

PUB
Top